quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Tegra 4 será seis vezes mais poderoso que antecessor, que hoje equipa Nexus 7

Um slide com as especificações do Tegra 4, futuro processador da NVIDIA para dispositivos móveis, foi divulgado no fórum Chip Hell nesta semana. A informação supostamente vazou da empresa e não há confirmações quanto a sua veracidade, mas, se real, a próxima geração de processadores da NVIDIA para smartphones e tablets será seis vezes mais poderosa que a geração atual, a Tegra 3, atualmente encontrada no tablet Nexus 7, LG Optimus 4X HD e o Microsoft Surface RT.
Especificações técnicas no Tegra 4 (Foto: Reprodução/Chip Hell)Especificações técnicas no Tegra 4 (Foto: Reprodução/Chip Hell)
O slide informa que o Tegra 4 terá um chip gráfico com 72 núcleos, com suporte a resoluções de até 2560x1600 ou vídeos em 1080p a 120Hz, já suportando a próxima geração de smartphones com telas FullHD. Além disso, o chip até aguentaria também reproduzir a resolução 4K (3840 x 2160), o que é inédito em dispositivos móveis.

O processador terá 28 nanômetros, similar ao Snapdragon utilizado no Samsung Galaxy SIII, e trará a mesma configuração quatro-mais-um do Tegra 3, economizando energia em operações de baixa potência. O Tegra 4 será também o primeiro chip da NVIDIA com suporte a USB 3.0, junto com uma memória DDR3L dual-channel, e será vinte vezes mais potente que o Tegra 2.

Se as informações estiverem corretas, o Tegra 4 competirá de igual para igual com os novos lançamentos da Qualcomm – fabricante do Snapdragon. O site Engadget aposta que veremos o novo processador em ação no início de 2013, provavelmente no evento Mobile World Congress 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário