sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Arma de fogo feita com ajuda de impressora 3D desmonta após seis tiros

Uma arma de fogo cuja parte foi feita com a ajuda de uma impressora 3D se partiu em duas após realizar apenas seis disparos. O teste da chamada “WikiWeapon” foi feito pelo grupo americano Defense Distributed, que tentou provar que a nova tecnologia de impressão de objetos em plástico é capaz de revolucionar a dinâmica de fabricação de produtos e suas leis.


Grupo reproduz peça de fuzil com impressora 3D nos Estados Unidos (Foto: Divulgação) (Foto: Grupo reproduz peça de fuzil com impressora 3D nos Estados Unidos (Foto: Divulgação))Grupo reproduz peça de fuzil com impressora 3D (Foto: Reprodução/Defense Distributed)
A parte da arma que foi impressa em plástico pelo grupo é um “receptor inferior” de AR-15. Em sete horas, a peça do fuzil estava pronta e, como mostra a foto, parece se encaixar exatamente com as outras partes originais e de metal do kit escolhido.

Entretanto, a pressão foi muito forte para o protótipo feito em material termoplástico como mostra o vídeo. Um anel na parte traseira não suportou toda a pressão de recuo do tiro e, após conseguir realizar seis disparos consecutivos, a arma quebrou. O teste, embora visto como positivo por alguns entusiastas da impressão 3D, deixa evidente que ainda estamos longe de um cano de fuzil feito de plástico ou mesmo uma arma completa.
O grupo, que atribuiu o fracasso a problemas na modelagem 3D e no encaixe dos parafusos, prometeu reforçar a peça para que ela evite quebrar novamente em futuros testes. Em outubro, a fabricante de impressoras 3D Stratasys pediu a devolução de uma de suas máquinas alugadas pelo grupo quando descobriu os planos para criar uma arma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário