quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Mexicano enrola pessoas em fita adesiva no divertido ensaio Scotch Tape

O fotógrafo mexicano Wes Naman dedicou os últimos meses a um projeto chamado “Scotch Tape” ("Fita Adesiva"). A série apresenta retratos bizarros de pessoas comuns com o rosto envolto em fita adesiva, de forma que suas expressões fiquem congeladas.
Modelos tem rosto preso com fita adesiva (Foto: Reprodução/  Wes Naman)Modelo tem rosto preso com fita adesiva no projeto fotográfico Scotch Tape (Foto: Reprodução/ Wes Naman)
O objetivo de Naman era distorcer os rostos de várias formas – achatar o o nariz, torcer os lábios, esticar as sobrancelhas – e depois manter essas expressões faciais com a ajuda da fita adesiva. Os retratos ficam com uma aparência bizarra justamente por essas distorções, que causam certo desconforto no observador. O mesmo desconforto que os modelos sentiram ao posar para as imagens.
Durante algumas fotos, o fotógrafo pediu para que os modelos tentassem tirar as fitas apenas movendo os músculos do rosto. Os movimentos contribuíram ainda mais para o visual inusitado e a estética desconfortável das imagens de Wes Naman. O fotógrafo acredita que a série é auto-explicativa: “Ela é cheia de metáforas e significados profundos, tanto negativos quanto positivos. Para mim é um comentário social que desafia o senso comum”, comenta em seu blog.
A fita serve para manter o rosto distorcido (Foto: Reprodução/ Wes Naman)A fita serve para manter o rosto distorcido (Foto: Reprodução/ Wes Naman)
Deformações provocam efeito cômico (Foto: Reprodução/ Wes Naman)Deformações provocam efeito cômico (Foto: Reprodução/ Wes Naman)
Os modelos tentam parecer naturais diante do desconforto (Foto: Reprodução/ Wes Naman)Os modelos tentam parecer naturais diante do desconforto (Foto: Reprodução/ Wes Naman)
A falta de simetria chama a atenção nas expressões (Foto: Reprodução/ Wes Naman)A falta de simetria chama a atenção nas expressões (Foto: Reprodução/ Wes Naman)

Nenhum comentário:

Postar um comentário