sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Brasileiro cria remake de Alex Kidd em HD e fala sobre o projeto

No mundo dos games, há exemplos onde o “trabalho de fã” sai melhor do que uma produção oficial de uma grande empresa. Este é o caso do “remake” em alta definição do clássico Alex Kidd in Miracle World, de Master System, criado pelo fã Marcelo Barbosa, também conhecido como “MCBRemakes”.
Remake do clássico Alex Kidd (Foto: Reprodução)Remake do clássico Alex Kidd (Foto: Reprodução)
A versão criada por Marcelo foi baseada na original, mas substituindo toda a arte do jogo por novas versões de cenários, personagens e inimigos em alta definição, com elementos desenhados pelo próprio autor. Por enquanto só é possível conferir o resultado deste trabalho em vídeo, mas Marcelo pretende concluir a produção em breve.
Cabe lembrar que, recentemente, a Sega relançou Alex Kidd in Miracle World nas redes Xbox Live e PlayStation Network dos consoles de alta definição, mas sem qualquer melhoria gráfica ou adição para modificações. Alguns outros fãs que viram o trabalho de Marcelo relatam na web que a Sega deveria ter relançado o grande clássico com um maior cuidado, ao menos com gráficos renovados. Você concorda?
Clássico Alex Kidd retorna nos mínimos detalhes pelas mãos de um fã (Foto: Reprodução)Clássico Alex Kidd retorna nos mínimos detalhes pelas mãos de um fã (Foto: Reprodução)
Confira o bate-papo que o TechTudo teve com o autor deste remake sobre a produção e a pretensão, ou não, de disponibilizar o trabalho quando estiver completo:
TechTudo: De onde partiu a ideia para criar este “remake”?
Marcelo Barbosa: Há alguns meses eu conheci um emulador chamado “HiSMS”. É um software já antigo (2009) que tem uma proposta diferente dos demais emuladores: Ele permite a substituição dos gráficos dos jogos de Master System por imagens com o quádruplo da resolução original.
No instante em que fiquei sabendo dos recursos do HiSMS, decidi que criaria um hack em alta definição de algum jogo do Master. Não demorou muito até decidir que seria o Alex Kidd in Miracle World – tanto pela sua importância histórica (é quase unânime a menção desse título como o melhor jogo do Master) quanto por preferência pessoal (foi o primeiro título da terceira geração que me chamou a atenção e que pude jogar bastante em 1990). Sem contar que o primeiro Alex Kidd é relativamente simples – por ocupar apenas 1 Megabit, seus gráficos são simples e se repetem muitas vezes. Enfim, seria o jogo perfeito para um primeiro teste.
Comparativo entre a versão clássica e o projeto do fã (Foto: Reprodução)Comparativo entre a versão clássica e o projeto do fã (Foto: Reprodução)
TT: Você tem medo de que a Sega crie problemas com sua ideia?
Não porque, quando o jogo estiver pronto, ele provavelmente não será disponibilizado para download. Essa versão do Alex Kidd está sendo criada apenas para fins de pesquisa dos recursos do emulador HiSMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário