sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Como criar uma caixa de diálogo transparente no Photoshop?

Neste tutorial, aprenda como inserir uma caixa de legenda em imagens utilizando o Photoshop. Também chamada de caixa de diálogo, ela é uma forma interessante de escrever em fotos sem deixar um visual poluído demais. Esta técnica pode ser utilizada com qualquer imagem e também serve para inserir citações, legendas e títulos.
Fotografia com caixa de diálogo transparente criada no Photoshop (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Fotografia com caixa de diálogo transparente criada no Photoshop (Foto: Reprodução/Ramon Martins)
Neste método é importante saber que os caminhos devem ser seguidos à risca, porém as cores, porcentagens e numerais não precisam necessariamente ser iguais. Use sua criatividade para personalizar ainda mais a sua caixa de legendas.
Passo 1. Com a imagem desejada aberta, crie uma nova camada com o atalho Ctrl+Shift+N, ou seguindo o menu “Camada"! > "Nova" > "Camada” (“Layer" > "New" > "Layer”) e dê um nome qualquer à camada;
Caminho para criação de uma nova camada no Photoshop (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Caminho para criação de uma nova camada no Photoshop (Foto: Reprodução/Ramon Martins)
Passo 2. Defina a primeira cor de sua paleta de cores. Aqui, optamos pelo cinza;
Janela de seleção de cor. Neste caso, escolhemos um tom de cinza (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Janela de seleção de cor. Neste caso, escolhemos um tom de cinza (Foto: Reprodução/Ramon Martins)
Passo 3. Selecione a ferramenta Retângulo (“Rectangle”) apertando a tecla “U”. Caso não consiga selecioná-la dessa forma, selecione por um clique com o botão direito no botão indicado pela figura que fica na caixa de ferramentas à esquerda e depois selecione “Retângulo” (“Rectangle”);
Ferramenta Retângulo em destaque na barra de ferramentas (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Ferramenta Retângulo em destaque na barra de ferramentas (Foto: Reprodução/Ramon Martins)
Passo 4. Trace um retângulo longo, no tamanho que mais se adequar à frase que será incluída nele.
Retângulo sendo criado no rodapé da fotografia (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Retângulo sendo criado no rodapé da fotografia (Foto: Reprodução/Ramon Martins)
Passo 5. Vá ao menu “Camada" > "Estilo de Camada" > "Opções de Mesclagem” (“Layer" > "Layer Style" > "Blending Options”);
Caminho para a o recurso "Opções de Mesclagem", localizado no box "Estilo de Camada" do Photoshop (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Caminho para a o recurso "Opções de Mesclagem", localizado no box "Estilo de Camada" do Photoshop (Foto: Reprodução/Ramon Martins)
Passo 6. Defina as seguintes configurações:
* “Opacidade ” (“Opacity”): 78%;
Alteração da opacidade em "Mesclagem Geral" (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Alteração da opacidade em "Mesclagem Geral" (Foto: Reprodução/Ramon Martins)
Passo 7. Na mesma janela mude a aba para a  opção “Sombra Projetada” (“Drop Shadow”),  e defina:
* “Opacidade” (“Opacity”): 35%;
* “Angulo” (“Angle”): 125;
* “Distância” (“Distance”): 1;
* “Expansão” (“Spread”): 0;
* “Tamanho” (“Size”): 10;
Alteração da opacidade da opção "Sombra Projetada", uma das disponíveis na janela "Opções de Mesclagem" (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Alteração da opacidade da opção "Sombra Projetada", uma das disponíveis na janela "Opções de Mesclagem" (Foto: Reprodução/Ramon Martins)
Passo 8. Agora, em “Traçado” (“Stroke”), defina:

* “Tamanho” (“Size”): 2;
* “Posição” (“Position”): “Interna” (“Inside”);
Tente selecionar o mesmo tom de cor escolhida inicialmente por você e dê “Ok”;
Menu de personalização da opção "Traçado" do Photoshop (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Menu de personalização da opção "Traçado" do Photoshop (Foto: Reprodução/Ramon Martins)
Passo 9. Com a ferramenta Texto (“Text”) (T) clique dentro do retângulo que já deve estar com o aspecto transparente e escreva o seu texto dentro. Selecione sua cor e fonte desejada. A fonte usada no exemplo foi a “Segoe UI Symbol”, tamanho 24 na cor branca.
Ferramenta de texto em destaque e legenda incluída no rodapé da imagem, dentro da caixa de diálogo (Foto: Reprodução/Ramon Martins)Ferramenta de texto em destaque e legenda incluída no rodapé da imagem, dentro da caixa de diálogo (Foto: Reprodução/Ramon Martins)
Está feito! Sua caixa de diálogo deve estar semelhante à do início deste tutorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário