sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

AMD lança processadores Opteron para consumidores de menor orçamento

A linha de processadores para servidores da AMD ganhou dois novos modelos, lançados nesta semana: são os Opteron 3300 e 4300. O primeiro se coloca no mercado voltado para os consumidores de menor orçamento, sendo classificado como um chip de desempenho próximo ao daqueles de desktop. O 4300 tem preço e desempenho intermediários, para agradar quem não está disposto a investir no valor dos Opteron 6300.
Novos Opteron se posicionam como versões mais baratas do 6300 (Foto: Reprodução)Novos Opteron se posicionam como versões mais
baratas do 6300 (Foto: Reprodução)
O modelo 3300 carrega oito núcleos, que pulsam em frequências de 2.8 GHz. Fazendo uso da aceleração sob alta demanda, batizada de TurboCore pela empresa californiana, o processador pode atingir 3.8 GHz. Cada unidade do hardware possui controladores de memória que aceitam no máximo quatro pentes (32 GB) dual-channel, capazes de operar a velocidades máximas de 1866 MHz.
Em relação ao projeto de força térmica (TDP), o 3300 dissipa apenas 225 watts. Além disso, o chip carrega as tecnologias AMD-P, que maximiza o desempenho por watt, e a AMD-V, que otimiza o rendimento de cada processador para tarefas de virtualização.
Em relação ao 4300, melhoram os números, mas a base é praticamente a mesma. Ele tem oito núcleos, com velocidades de 3.4 GHz (máximo de 3.8 GHz via TurboCore), e a TDP mínima é de 35 watts.
As demais especificações do processador são as mesmas do Opteron 3300, exceto pelo controlador de memória que, neste modelo, aceita até seis pentes diferentes, inclusive os de voltagem ultra-baixa, na casa de 1,25 volt. Ambos os equipamentos, já anunciados, ainda não tiveram preços divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário