quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Depois de críticas, cofundador do Instagram nega que fotos serão vendidas

Depois de muito burburinho por conta dos novos termos de serviço, o cofundador da rede social – Kevin Systrom – nessa última terça-feira (18), publicou uma nota oficial explicando os polêmicos termos. De acordo como executivo, o Instagram não venderá qualquer foto dos usuários.


Instagram não venderá suas fotosInstagram não venderá suas fotos (Foto: TechTudo)
“O Instagram foi criado para tornar-se um negócio. A publicidade é uma das várias maneiras para que este negócio seja autossuficiente, mas não é a única. Nossa intenção é de atualizar os termos de serviço para experimentar novas formas criativas de publicidade que são relevantes ao Instagram”, comentou Kevin Systrom em nota. “Muitos interpretaram que nós iríamos vender as fotos dos usuários sem qualquer compensação. Isto não é verdade e a culpa foi nossa pelo mal entendido”, completou.
Em outras palavras, o cofundador da rede social foi categórico ao dizer que o Instagram não venderá qualquer imagem que o usuário publicar na rede social. Além disso, mais a frente, a nota comenta que o Instagram não detém os direitos sobre as fotos, o que reforça a afirmação do executivo ao dizer que não utilizará as fotos do serviço para fins publicitários.

Uma das formas citadas pela nota, para esta nova publicidade, é a criação de contas publicitárias dentro do Instagram. Algo como já fazem algumas empresas ao criarem páginas sobre marcas dentro do Facebook. Na rede social de Mark Zuckerberg , publicações patrocinadas – que pagaram para ficar em destaque – utilizam fotos de usuários para demonstrar que amigos de certa pessoa já curtiram a página, e consequentemente a marca.
Ao final do texto, Kevin Systrom comentou que irá rever e reformular os termos de serviço, mas sem data definida para sua publicação. Estes termos entrarão em vigor já em janeiro de 2013.
O Instagram é uma rede social para compartilhamento de imagens. Lançada em outubro de 2010, o aplicativo de fotos mais famoso do iPhone (eleito o melhor da App Store em 2011, com 27 milhões de downloads) agora também está disponível em smartphones com o sistema operacional Android e ganhou um perfil online na web.
Comprado pelo Facebook em 2012, o aplicativo virou febre por causa da instantaneidade da captura e compartilhamento de fotos entre amigos. Ao usar o Instagram, o usuário pode compartilhar suas fotos nas redes sociais e seguir amigos, criando um grande círculo de contatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário