segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Mercedes revela conceito Ener-G-Force, um utilitário esportivo elétrico

A Mercedes-Benz resolveu rever os princípios básicos dos utilitários esportivos. O conceito Ener-G-Force, apresentado no salão do automóvel de Los Angeles, é um SUV (sport utility vehicle) voltado para o off-road, mas muito mais amigável ao meio-ambiente do que os modelos comuns, normalmente movidos a gasolina e diesel.
Utilitário foi criado com quatro motores, um em cada roda, e um sensor topográfico (Foto: Divulgação)Utilitário foi idealizado com quatro motores, um em cada roda, e um sensor topográfico (Foto: Divulgação)
O Ener-G-Force foi pensado para não usar qualquer tipo de motor a combustão, seja a diesel ou a gasolina. A opção dos projetistas da Mercedes foi acoplar um conjunto de motores elétricos, movidos a partir da energia gerada por células de hidrogênio. Cada roda terá seu próprio motor, o que pode garantir um sistema independente de tração muito interessante para um carro que encampa a ideia de andar com facilidade sobre todo o tipo de terreno.

Como o carro é destinado a enfrentar terrenos muito irregulares, e mesmo inóspitos para um veículo, ele possui tração integral. No teto do carro, um sensor topográfico monitora o espaço e fornece dados ao motorista sobre as condições do percurso, que permitirão ao condutor tomar decisões para configurar a suspensão e o câmbio do carro da melhor maneira possível para superar os obstáculos. O funcionamento dessa tecnologia poderá ser, também, automatizado: um computador recebe as leituras topográficas e, sozinho, faz todos os ajustes mecânicos.
A principal tecnologia prevista para o Ener-G-Force, reatores que convertem água em hidrogênio para alimentar as células de combustível, ainda não está disponível. Por causa dessa e de outras limitações, a Mercedes espera que um carro como o Ener-G Force só deixe de ser um conceito em 2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário