A Mercedes-Benz
resolveu rever os princípios básicos dos utilitários esportivos. O
conceito Ener-G-Force, apresentado no salão do automóvel de Los Angeles,
é um SUV (sport utility vehicle) voltado para o off-road, mas muito
mais amigável ao meio-ambiente do que os modelos comuns, normalmente
movidos a gasolina e diesel.
Utilitário foi idealizado com quatro motores, um em cada roda, e um sensor topográfico (Foto: Divulgação)
O Ener-G-Force foi pensado para não usar qualquer tipo de motor a
combustão, seja a diesel ou a gasolina. A opção dos projetistas da
Mercedes foi acoplar um conjunto de motores elétricos, movidos a partir
da energia gerada por células de hidrogênio. Cada roda terá seu próprio
motor, o que pode garantir um sistema independente de tração muito
interessante para um carro que encampa a ideia de andar com facilidade
sobre todo o tipo de terreno.
Como o carro é destinado a enfrentar terrenos muito irregulares, e
mesmo inóspitos para um veículo, ele possui tração integral. No teto do
carro, um sensor topográfico monitora o espaço e fornece dados ao
motorista sobre as condições do percurso, que permitirão ao condutor
tomar decisões para configurar a suspensão e o câmbio do carro da melhor
maneira possível para superar os obstáculos. O funcionamento dessa
tecnologia poderá ser, também, automatizado: um computador recebe as
leituras topográficas e, sozinho, faz todos os ajustes mecânicos.
A principal tecnologia prevista para o Ener-G-Force, reatores que
convertem água em hidrogênio para alimentar as células de combustível,
ainda não está disponível. Por causa dessa e de outras limitações, a
Mercedes espera que um carro como o Ener-G Force só deixe de ser um
conceito em 2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário