Anualmente, IBM divulga suas previsões para os
próximos cinco anos (Foto: Reprodução)
Segundo a IBM, no futuro próximo, poderemos usar nossos equipamentos
como extensões de nossos sentidos. Você poderá sentir detalhes da
textura de uma superfície remotamente, através de seu smartphone. Ao
comprar uma peça de roupa, por exemplo, poderá usar o aparelho para
sentir o tecido na pele.próximos cinco anos (Foto: Reprodução)
Para a empresa, o sentido de visão em nossos celulares e computadores poderá ir muito além daquele que nós, humanos, experimentamos. As máquinas poderiam reconhecer padrões complexos na pele das pessoas para encontrar indícios de câncer de pele em desenvolvimento, por exemplo.
Até aqui, as tecnologias envolvidas não são muito distantes da realidade atual. A IBM sonha mais alto quando fala sobre capacidades auditivas e de olfato das máquinas do futuro. Em termos de som, o texto menciona que, no futuro, nossos computadores serão capazes de emitir sons em frequências ultrasônicas para alto-falantes específicos. Algo assim poderia ser usado em uma multidão: sem fios, um sistema de som ultrasônico enviaria sons ao seu smartphone que só você poderia ouvir, sem uso de fios e redes wireless.
Em termos de olfato e paladar, a IBM vê um futuro onde nossos aparelhos poderão sentir, literalmente, algo podre no ar. A percepção de ar contaminado poderia ser muito útil em hospitais, e mesmo no cotidiano, identificando alimentos estragados antes do odor se alastrar. Em termos de paladar, nossos computadores e celulares poderiam ser usados como ferramentas para a criação de menus adequados ao nosso perfil, preferências e necessidades por determinados nutrientes específicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário