segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Lentes de contato com LCD embutido podem permitir realidade aumentada

O Centre of Microsystems Technology, associado à Univesidade de Gante, na Bélgica, divulgou os resultados de uma pesquisa empolgante, e que pode permitir que lentes de contato com LCD embutidos sejam criadas. A tecnologia permitiria o desenvolvimento de lentes que possibilitassem plena integração de usuários com diversos recursos de realidade aumentada em tempo integral.
No futuro, sua lente de contato poderá informar você, escurecer dependendo da luz solar e até mudar de cor quando você quiser (Foto: Divulgação)No futuro, as lentes de contato poderão mudar de cor ao escurecer dependendo da luz solar ou até mesmo quando você quiser (Foto: Divulgação)
O desenvolvimento dos LCDs de formato esféricos, que acompanham o contorno do olho, só foi possível a partir do descobrimento de polímeros e de processos de moldagem que permitissem aos pesquisadores produzir displays de cristal líquido funcionais. O resultado foi a criação de lentes com telas de LCD bem simples, que lembram muito mais os visores de cristal líquido de uma calculadora digital, do que de um smartphone ou televisor.

No anúncio dos resultados da pesquisa, a equipe de cientistas liderados por Jelle de Smet apresentou um par de lentes de contato com o pequeno LCD embutido. Ainda não é possível exibir conteúdos e imagens de alta definição na lente, contudo a equipe fez uma demonstração das possibilidades da tecnologia ao fazer com que a lente exibisse um cifrão.
Outra limitação do protótipo no estágio atual é de que, além de simples, as imagens exibidas no LCD só podem ser percebidas por observadores externos. Quem usa a lente, portanto, não consegue ver o cifrão. De acordo com os cientistas, isso acontece pela incapacidade do olho de distinguir pixels tão próximos. Esse problema faz parte das questões envolvidas nos próximos estágios da pesquisa.
Além dos evidentes usos para a indústria do entretenimento através da realidade aumentada, as lentes com LCD podem, também, ter utilidades medicinais importantes. Ele pode funcionar como uma lente que escurece dependendo da intensidade da luz no ambiente, ajudando a preservar retinas danificadas e até mesmo mudar a cor da íris a partir de simples comandos do usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário