Fotografia de talheres e prato sobre mesa (Foto: Robert Grant)
Mesmo na fotografia artística, você pode estudar o objeto com
antecedência e observar como ele reage aos diferentes níveis de
iluminação. Tenha em mente que imagens em ambiente externo sofrerão
influências diretas das condições climáticas e iluminação.
Fotografia de monumento em praça pública à esquerda, e de balões metalizados à direita (Foto: Adriano Hamaguchi)
Na fotografia comercial, além de estudar o objeto, você deverá estar
atento ao briefing da imagem, ou seja, onde e como ela será utilizada.
Desta maneira, você terá uma melhor noção para a composição da cena e
escolher o melhor fundo para ela. Isto porque as cores do ambiente
influenciam nas cores do objeto fotografado, e caso haja divergência o
resultado será artificial.Em catálogos ou tabloides de ofertas, a imagem geralmente é recortada e aplicada em fundo branco. Caso a imagem final tenha muitas partes brancas, o objeto pode “desaparecer” quando aplicado no layout, causando um efeito indesejado.
Por outro lado, o fotógrafo pode ter a liberdade de produzir boas imagens utilizando seu conhecimento de composição, capturando belas imagens que podem ser utilizadas tanto em impressos publicitários, quanto em capas de revista onde há mais liberdade para criar.
Equipamento
Mesmo contando com equipamentos profissionais, a criatividade ajuda muito na hora de improvisar e encontrar a melhor solução para os desafios fotográficos do dia a dia.
O equipamento ideal é uma tenda. Dependendo do nível de reflexibilidade do objeto e da resolução da câmera, até simples marcas de dobras no tecido podem ser visualizados no reflexo. Para evitar este tipo de contratempo, deixe a tenda esticada um dia antes da sessão.
Você também pode improvisar uma tenda, utilizando uma caixa de papelão recortada com folhas de papel ou tecido nos orifícios laterais, no fundo, na parte superior e também revestindo seu interior. É um processo trabalhoso, mas que gera resultados profissionais.
O tripé é outro aliado neste tipo de fotografia. A estabilidade proporcionada pelo uso tripé permite captar mínimos detalhes com nitidez e perfeição. Caso você não disponha de um, procure apoiar a câmera em uma superfície plana.
Tenda com iluminação profissional à esquerda, e caixa luz feita com papelão e tecido à direita (Foto: Reprodução)
Para objetos minúsculos recomendamos a utilização de lentes macro.
Caso você não trabalhe com uma DSLR, procure na sua câmera o modo Macro,
simbolizado por uma pequena flor, que ajusta automaticamente os
recursos da câmera para obter boas fotos. Detalhes de joias pequenas,
por exemplo, podem ser capturados somente desta forma.
Anéis e caixa de luz profissional à esquerda, e anel com caixa de luz feita de pratos descartáveis à direita (Foto: Reprodução)
IluminaçãoO preto é uma boa opção de cor para compor o reflexo no objeto. Para isto, o ambiente deve estar completamente escuro. Caso contrário, o ambiente (e tudo está a sua volta) será refletido no objeto.
O flash embutido deve estar desativado, pois ele é refletido no objeto. A utilização de outras fontes de luz, como abajures, gera contrastes intensos, quando iluminam diretamente. Uma saída é usar um softbox. Com ele é possível obter uma iluminação mais distribuída na cena, suavizando contrastes e evitando que a iluminação direta da lâmpada sobre o objeto gere pontos brancos “estourados”. Provavelmente este é um equipamento que você encontrará em todos os estúdios de fotografia.
Objeto iluminado por lâmpada comum à esquerda, por softbox no meio, e imagem de um softbox à direita (Foto: Reprodução)
Nível de reflexibilidadeExistem vários níveis de reflexibilidade, e o que os define é o material do revestimento. Objetos como bolas de bilhar refletem menos e os objetos cromados refletem mais. Quanto maior o nível da reflexibilidade, maior o desafio para obter uma boa fotografia.
Objetos com baixa reflexibilidade
Fotografar objetos com superfície polida, como bolas de bilhar, exige alguns cuidados extras. Observe no exemplo abaixo que o formato do ponto de luz é refletido no objeto. Por isso o uso do “guarda-chuva” deve ser evitado neste tipo de fotografia.
Com o softbox retangular, podemos suavizar e distribuir a luz de maneira mais uniforme, ao mesmo tempo que aumentamos a área da fonte de luz.
Bola
de bilhar com o reflexo do flash da câmera à esquerda, da lâmpada de um
abajur no meio, e de um softbox à direita (Foto: Reprodução/Photoflex)
Fotógrafos profissionais costumam usar uma mesa para still com o
softbox e difusores para ampliar e distribuir ainda mais o ponto de luz.
Lâmina de papel utilizada como difusor à esquerda, e painel difusor à direita (Foto: Reprodução/Robert Grant e Photoflex)
Confira o resultado com a utilização do difusor posicionado entre o objeto e o softbox.
Observe que o formato retangular, com sua devida distorção esférica,
continua sendo refletido na bola de bilhar, mas suavemente.
Bola
de bilhar iluminada pelo softbox com painel difusor à esquerda e imagem
final produzida à direita (Foto: Reprodução/Photoflex)
Confira abaixo alguns testes feitos pelo fotógrafo Robert Grant
mostrando fotografias feitas com diferentes configurações de câmera para
uma mesma composição. Aqui, foram modificados apenas a posição do
difusor e da iluminação.
Imagem
do controle de seleção de cena à esquerda, chave seletora no modo foco
manual no meio e display à direita (Foto: Robert Grant)
Bolas de bilhar sobre mesa, iluminadas por lâmpada em diferentes posições com lâmina difusora de papel (Foto: Robert Grant)
Fotografando objetos metálicosO nível de reflexibilidade dos objetos metálicos é maior em comparação aos demais tipos de objetos. Sempre haverá duas composições que devemos planejar: a composição da cena e a composição da imagem refletida no objeto.
O reflexo do branco da tenda e do preto do ambiente escuro ajudam na composição. Porém, a imagem da câmera ou do próprio fotógrafo refletida no objeto são problemáticas. Uma das soluções é apagar todas a luzes do ambiente, iluminar o objeto apropriadamente e fotografar.
Imagem de pincéis sobre mesa iluminados por softbox à esquerda, e fotografia dos pincéis à direita (Foto: Alex Koloskov)
Outra solução é utilizar uma cartolina branca, preta ou da cor do
ambiente, e fazer um pequeno orifício, por onde será possível captar a
imagem.
À
esquerda, câmera atrás de lâmina de papelão com orifício, perspectiva
interna da cena no meio, e fotografia do objeto à direita (Foto: Scott
Meyer)
Utilize difusores para diminuir a intensidade dos contrastes,
valorizando as formas do objeto. Veja no comparativo abaixo, a diferença
do resultado entre fotografias com e sem o difusor.
Talheres
e prato sobre uma mesa fotografados sem a lâmina difusora à esquerda, e
com a lâmina difusora no meio e à direita (Foto: Robert Grant)
Veja a configuração da câmera utilizada para fotografar os talheres e o prato acima.
Imagem do seletor de cena à esquerda, chave seletora do foco manual no meio, e display da câmera à direita (Foto: Robert Grant)
Agora é sua vez de fotografar e aprimorar suas técnicas para
fotografar objetos que refletem. Assista ao vídeo que mostra o processo
de confecção de uma caixa de luz a partir de materiais simples, como
caixa de papelão, cola e tecido de camiseta branca.
adorei as dicas...
ResponderExcluir