Sucesso do Curiosity pode inspirar novo robô da
Nasa (Foto: Reprodução/ZMescience)
Tendo em vista a redução do orçamento para este tipo de missão, a
criação de um novo robô foi escolhida pelos especialistas como a melhor
maneira de dar prosseguimento às investigações em Marte. O chefe de
ciências da Nasa, John Grunsfeld, explicou o caso em um comunicado
oficial.Nasa (Foto: Reprodução/ZMescience)
“O desafio de reestruturar o 'Programa de Exploração de Marte' foi de sete minutos de terror, até a chegada do Curiosity, para o início de sete anos de inovação. Agora, o conceito da nova missão se encaixa no projeto atual e nas finanças destinadas à pesquisa no planeta, tendo como base as descobertas excitantes realizadas e se favorecendo de uma oportunidade favorável para o lançamento”, comentou.
Em uma conversa com jornalistas, Grunsfeld destacou que a disponibilidade de diversas peças utilizadas na construção do Curiosity, como um gerador nuclear reserva, fez com que a criação do novo robô fosse possível. Além disso, segundo ele, toda a expertise adquirida até então foi fundamental para a criação deste novo projeto. “A equipe ainda é a mesma e vamos ter esta vantagem para construir o Marte 2020″, frisou o diretor.
O custo desta nova operação, para construir o robô e o foguete necessário para levá-lo até o planeta vermelho, deve girar em torno de US$ 1.5 bilhões (cerca de R$ 3 bilhões). Se tudo der certo, ele pode ficar pronto antes mesmo da previsão inicial. Grunsfeld diz que é possível que ele já esteja preparado em 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário