segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Aplicativo de Hitman que ameaçava seus amigos de morte é removido do Facebook

A Square Enix removeu um aplicativo de Hitman Absolution do Facebook que permitia aos usuários marcar amigos como possíveis alvos de assassinos. Curiosamente, o motivo da remoção não foi uma polêmica sobre os assassinatos, mas sim a forma como os alvos eram identificados. O app sugeria termos ofensivos, como “peitos pequenos” e “pernas cabeludas” para mulheres, e “pênis pequeno” e “cabelo ruim” para homens.
Aplicativo de Hitman: Absolution no Facebook continua termos ofensivos (Foto: Eurogamer)Aplicativo de Hitman: Absolution no Facebook continua termos ofensivos (Foto: Eurogamer)
O aplicativo pegava informações do usuário no Facebook e as colocava em um vídeo, como se fosse um alvo sendo descrito para o assassino Agente 47. A descrição incluía os detalhes ofensivos, permitindo ainda que fosse escolhido um motivo para o crime, como o fato de o alvo “cheirar mal”. No fim do vídeo, o personagem atirava na pessoa escolhida.

As reações foram bem negativas na Internet, envolvendo até outros membros da indústria de jogos. A Rocksteady Studios, responsável por Batman: Arkham City, se manifestou através de sua gerente de comunidade, Sarah Wellock, que postou no Twitter: “Com a horrível ascensão do bullying na Internet me parece um movimento arriscado publicar um app que o encoraja”. Um designer da Bioware, Jos Hendriks, ainda comentou: “Como alguém pensou que isso era uma boa ideia?”.
Após as reclamações, a Square Enix removeu o aplicativo e se manifestou oficialmente: “Hoje mais cedo nós lançamos um app baseado em Hitman Absolution que permitia colocar rótulos em seus amigos no Facebook. Esses rótulos seriam visíveis apenas para o usuário e não seriam enviados para outras pessoas”, e concluiu: “Nos desculpamos por qualquer ofensa que isso possa ter causado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário