segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Ada Lovelace, primeira programadora da história, ganha Doodle

Nesta segunda-feira (10/12), o Doodle do Google faz homenagem a primeira programadora da história, Ada Lovelace, que completaria hoje o seu 197º aniversário. Ela ficou famosa por desenvolver o primeiro algoritmo interpretado por uma máquina.


Ada Lovelace é homenageada por Doodle do Google (Foto: Reprodução/Google)Ada Lovelace é homenageada por Doodle do Google (Foto: Reprodução/Google)
A inglesa Ada Augusta Byron King nasceu em 10 de dezembro de 1815 e se casou com 20 anos, quando recebeu o título de Condessa de Lovelace. Foi com esse sobrenome que mais tarde ela ficaria conhecida no mundo como a primeira programadora.
Lovelace começou a sua história como programadora quando conheceu, aos 17 anos, o matemático Charles Babbage, que tinha o objetivo de construir uma máquina analítica. A condessa se interessou pelo projeto dele e começou a estudá-lo. Ela fez um algoritmo para calcular números Bernoulli com o uso da máquina de Charles Babbage. Com isso, a inglesa criou o primeiro programa de computador do mundo. Como o projeto não foi produzido, o Museu da História do Computador, em Londres, o concluiu somente em 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário