sexta-feira, 13 de julho de 2012

Vazam informações sobre a arquitetura Steamroller da AMD

Informações sobre a arquitetura de processadores Steamroller (rolo compressor) da AMD foram divulgadas na Internet. De acordo com os dados publicados pelo site Fudzilla, os novos processadores, frutos dessa arquitetura, serão lançados em 2013 e o chip estreante será a APU Richland, com desempenho bem superior aos Piledriver.
Primeiro Steamroller do mercado deverá ser a APU Richland, já em 2013 (Foto: Reprodução)Primeiro Steamroller do mercado deverá ser a APU Richland, já em 2013 (Foto: Reprodução)
Segundo estimativas, os Steamrollers terão desempenho 33% melhor que as CPUs Bulldozers. Entre os destaques, os modelos terão suporte a recursos novos e a grandes aprimoramentos de funcionalidades tradicionais da AMD. Um dos exemplos é o Fast Divider Radix-8, tecnologia que possibilita ao processador realizar até três operações de divisão por ciclo. As CPUs atuais da AMD usam Fast Divider Radix-4.

Outros aprimoramentos estarão relacionados às novas gerações de interfaces e a um maior nível de integração com as GPUs – sobretudo na linha de processadores acelerados. Para a AMD, a janela de 2013 e 2014 é fundamental para a estabilização do conceito de APUs. Espera-se que neste período, softwares desenhados para tirar partido de CPUs aceleradas, sejam mais comuns.
A arquitetura Steamroller, de 28 nm, terá de medir forças com os Intel Haswell, Rockwell/Broadwell, criados em processos de manufatura de 14 e 22 nm, respectivamente. Especula-se que sua vida não será fácil em vista aos refinamentos dos processadores trigate da Intel para essas linhas, mas a diferença de desempenho não seria tão grande quanto a verificada com os Bulldozers e Sandy Bridge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário