sexta-feira, 13 de julho de 2012

HP registra patente de tela transparente

A HP conseguiu a patente para telas transparentes. A companhia trabalha na tecnologia há algum tempo e, com a patente liberada, o sinal fica aberto para que ela seja, enfim, trazida ao mercado. O documento descreve a tela como capaz de exibir informações geradas por um sistema de computador e, também, qualquer coisa que esteja por trás da tela.
Tecnologia vem sendo desenvolvida pela HP nos últimos anos (Foto: Reprodução)Tecnologia vem sendo desenvolvida pela HP nos últimos anos (Foto: Reprodução)
Entre as possíveis aplicações da tecnologia, está o uso em automóveis. Sistemas de navegação por GPS poderiam ter algumas informações exibidas no para-brisa do automóvel, por exemplo. Ou mesmo dados relevantes do comportamento do veículo, como velocidade, autonomia, limite de velocidade e etc.

Outra aplicação que pode render dividendos é a publicidade. Outdoors eletrônicos poderiam ser montados em vitrines e janelas de lojas e centros comerciais. Os consumidores seriam capazes de enxergar os anúncios e os produtos expostos, tudo ao mesmo tempo, com uma informação complementando a outra. Outras perspectivas de uso da tecnologia apontam para interessantes desdobramentos em projetos de realidade aumentada.
O funcionamento da tela transparente é simples. O documento de patente obtido pela HP descreve uma tela translucida que permite que o usuário enxergue o que está por trás do display. Na porção frontal da tela, barras posicionadas nas extremidades são responsáveis pela projeção das imagens na tela. O sistema lembra o funcionamento dos tele-prompters pelas redes de TV, a grande diferença é que a HP pensou numa tecnologia capaz de exibir imagens, cores, brilho e opacidade, ao passo que os tele-prompters funcionam bem apenas com texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário