terça-feira, 24 de julho de 2012

Dez jogos em tela dividida para curtir as férias com os amigos

Em tempos de partidas online contra inimigos - tão ou mais desconhecidos que aqueles controlados pela inteligência artificial - um dos recursos mais tradicionais dos videogames parece ter se perdido: os duelos contra oponentes no mesmo ambientes. Uma pesquisa de 2009, do site americano Co-Optimus (especializado em jogos cooperativos) analisou que enquanto quase 150 games lançados contavam com partidas multiplayer online, só 50 deles possuiam modos com tela dividida. Para os fãs desse modo de jogo a situação parece crítica…
Cena do filme: O Virgem de 40 anos (Foto: Reprodução)Cena do filme: O Virgem de 40 anos (Foto: Reprodução)
Apesar de PlayStation 3 e Xbox 360 contarem com redes modernas e fáceis de serem utilizadas, ainda possuem bons títulos para quem não dispensa a tela dividida e a oportunidade de caçoar do adversário cara-a-cara. E uma boa sugestão para aproveitar o tempo livre das férias é chamar os amigos para jogar, todos na sala de casa. O TechTudo listou alguns dos melhores jogos com tela dividida para PS3 e Xbox 360.
Halo Reach (Xbox 360) – 2-4 jogadores locais – Modos de jogo com tela dividida: modo campanha cooperativo (só para dois jogadores), Deathmatch e Horda (Fornalha/Firefight)
Guerras contra seres de outros planetas sempre são muito mais heróicas quando se tem um amigo ao lado para ajudar. Em Halo Reach, alvejar tropas, abater naves alienígenas e fugir em veículos controlados por um jogador ao lado são experiências de jogo que o multiplayer online nunca vai conseguir reproduzir. Sem contar que as estratégias muitas vezes são decidas com base na sintonia que se tem com o outro jogador, algo mais difícil de acontecer quanto seu parceiro está no Nepal.
Halo: Reach (Foto: Divulgação)Halo: Reach (Foto: Divulgação)
Gears of War 3 (Xbox 360) – 2-4 jogadores locais – Modos de jogo com tela dividida: modo campanha cooperativo (só para dois jogadores), Deathmatch e Horda
A série Gears of War sempre foi mais focada em trazer uma mescla do tiroteio convencional dos jogos de tiro com a premissa de sempre buscar as melhores formas de atacar, utilizando inclusive o sistema de cobertura, para não partir para o enfrentamento direto com os inimigos. O mais recente jogo da franquia, Gears of War 3, não é diferente. E claro, jogar com os amigos no mesmo ambiente concede às partidas muito mais oportunidades táticas. Seremos sinceros: defender a soberania do planeta ao lado de camaradas é muito melhor!
Confira o review completo do jogo!
Gears of War 3 (Foto: Divulgação) (Foto: Gears of War 3 (Foto: Divulgação))Gears of War 3 (Foto: Divulgação)
Splinter Cell Conviction (PlayStation 3 / Xbox 360) – 2 jogadores locais – Modos de jogo com tela dividida: Hunter, Infiltration, Last Stand (cooperativos) e Face-Off (competitvo)
Apesar da sempre exaltada solidão em que vive um espião, o trabalho sutil da espionagem dificilmente é feito sozinho. Em Splinter Cell Conviction é possível perceber que se infiltrar em pontos estratégicos sempre fica melhor na companhia de um amigo, ao lado, para combinar qual será o próximo passo. A sintonia entre os dois jogadores fica clara quando um ambiente com quatro vigias é rapidamente “acalmado” sem nenhum tiro, com cada espião entrando de uma forma e eliminando dois inimigos cada com métodos criativos, que só os espiões sabem.
Splinter Cell Conviction (Foto: Divulgação) (Foto: Splinter Cell Conviction (Foto: Divulgação))Splinter Cell Conviction (Foto: Divulgação)
Resident Evil 5 (PlayStation 3 / Xbox 360) – 2 jogadores locais – Modos de jogo com tela dividida: modo campanha cooperativo
Ainda que não seja tão destacado, Resident Evil 5 tem um modo cooperativo para dois jogadores com tela dividida. O modo é confuso e a forma de acessá-lo também não é das melhores: assim que o jogo normal se iniciar, o segundo jogador aperta “Start” no segundo controle e seleciona um perfil (gamertag) e pronto! Por mais que não a maior das maravilhas do mundo, enfrentar os zumbis de Resident Evil com tela dividida é um sonho que povoou a mente de muita gente desde os tempos PlayStation e Sega Saturn.
Resident Evil 5 (Foto: Divulgação) (Foto: Resident Evil 5 (Foto: Divulgação))Resident Evil 5 (Foto: Divulgação)
Left 4 Dead 2 (PC / Xbox 360) – 2-4 jogadores locais – Modos de jogo com tela dividida: modo campanha cooperativo (só para dois jogadores), Deathmatch e Horda
Caso não ache o cooperativo com tela dividida do Resident Evil 5 tão interessante, uma opção recomendável é Left 4 Dead 2. Deve ser pelo clima insano que a série da Valve carrega. Neste título, matar zumbis é extremamente divertido já que os mortos-vivos são pouco inteligentes (não que se deva cobrar algo de seres acéfalos) e brotam aos montes na tela. E a parceria com os outros jogadores se fortalece sempre, já que é possível curar amigos feridos e trocar armas e itens. Uma verdadeira prova de amizade.
Left 4 Dead 2 (Foto: Co-Optimus) (Foto: Left 4 Dead 2 (Foto: Co-Optimus))Left 4 Dead 2 (Foto: Co-Optimus)
Kane & Lynch 2: Dog Days (PlayStation 3 / Xbox 360) – 2 jogadores locais – Modos de jogo com tela dividida: modo campanha cooperativo
O clima de filme B de Kane & Lynch 2: Dog Days é inspirador para dois jogadores em busca de aventuras e altas confusões em uma grande metrópole chinesa. Na pele da dupla de malandros Kane e Lynch, o objetivo é se envolver, obter algum ganho e sair ileso de uma trama que envolve tráfico de drogas, estelionato, corrupção, assaltos e sequestros. E não há nada melhor que um amigo ao lado para dar aquele tiro vingador quando se está prestes a morrer na mão de um capanga das Tríades Chinesas.
Kane & Lynch 2: Dog Days (Foto: Games Radar) (Foto: Kane & Lynch 2: Dog Days (Foto: Games Radar))Kane & Lynch 2: Dog Days (Foto: Games Radar)
Starhawk (PlayStation 3) – 2 jogadores locais – Modos de jogo com tela dividida: modo campanha cooperativo e Prospector (modo sobrevivência)
Quem jogou Warhawk se lembra como era divertido levantar voo e dividir os ares com os amigos. Agora na continuação, Starhawk, a experiência continua marcante, só que em terra firme. A pegada de estratégia e a possibilidade de construir e melhorar os recursos para guerrear em conjunto com outro jogador no mesmo ambiente fazem deste título um dos mais interessantes para ser jogado em tela dividida. Principalmente – esperamos que isto NUNCA se repita – se a PlayStation Network (PSN) apresentar problemas novamente!
Starhawk (Foto: Game Dynamo) (Foto: Starhawk (Foto: Game Dynamo))Starhawk (Foto: Game Dynamo)
Resistance 3 (PlayStation 3) – 2 jogadores locais – Modos de jogo com tela dividida: modo campanha cooperativo
A epidemia de um vírus que está alastrando os Estados Unidos da América jamais deve ser combatida sozinha, por isso está lá em Resistance 3 o bom e velho modo de tela dividida. Além de tornar mais divertido o desafio de investigar e revertar situação caótica na qual se encontra a mais poderosa nação do mundo, estar na companhia de outro jogador pode ser crucial para continuar vivo ao se encontrar com uma das criaturas malígnas do jogo.
Confira o review completo do jogo!
Resistance 3 (Foto: Videogames Zone) (Foto: Resistance 3 (Foto: Videogames Zone))Resistance 3 (Foto: Videogames Zone)
Super Stardust HD – 2 jogadores locais – Modos de jogo com tela dividida: Cooperativo
Meio desaparecidos dos holofotes, os shoot ‘em up, ou jogos de navinha – como chamamos aqui no Brasil – são os games mais indicados para os saudosistas. É o caso de Super Stardust HD, que além de resgatar o que há de melhor nos jogos de navinha, ainda permite dividir a dura missão de conquistar o espaço com outro amigo saudosista. E claro, aqui não tem essa de tela dividida. É tudo junto e misturado, com as duas naves na mesma tela, como nos velhos tempos.
Super Stardust HD (Foto: Divulgação) (Foto: Super Stardust HD (Foto: Divulgação))Super Stardust HD (Foto: Divulgação)
Minecraft: Xbox 360 Edition (Xbox 360) – 4 jogadores locais – Modos de jogo com tela dividida: Cooperativo
A criatividade aflorada e a imaginação necessária para criar novos mundos épicos em Minecraft pode ser compartilhada com mais três jogadores em tela dividida. Brincar no banco de areia (ou ‘sandbox’, como é chamado o gênero do jogo) em grupo é tão – ou mais – interessante que curtir o jogo sozinho. O mundo de Minecraft é grandioso e criar grandes estruturas e empreendimentos de blocos virtuais com amigos é motivo de sobra para animar as horas livres das férias!
Confira o review completo do jogo!
Minecraft: Xbox 360 Edition (Foto: Divulgação) (Foto: Minecraft: Xbox 360 Edition (Foto: Divulgação))Minecraft: Xbox 360 Edition (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário