O ponto de partida da solução de defeitos de um notebook é saber se a falha está afetando o hardware ou o software do equipamento. Entenda um pouco mais sobre isso.
Hardware e software
- Hardware: leva o nome de hardware todos os componentes físicos do computador, incluindo tela, peças internas e externas, cabos e baterias. Os erros nesses dispositivos podem variar desde algo desencaixado até a queima em diversas peças.
- Software: o universo dos softwares é composto pelos programas que estão instalados no computador. Quando ocorre uma falha de aplicativo, os problemas podem exigir que todos os arquivos sejam apagados e instalados novamente (o famoso termo “formatar”). Em casos mais simples, apenas pequenos reparos, como a reinstalação de um programa pode resolver.
Como descobrir onde é o problema
Existem diversas técnicas e procedimentos que podem ser utilizados para verificar o que está acontecendo com os notebooks. Um dos mais comuns é desligar cada componente interno, um por vez, e testar o funcionamento. A atividade é delicada e exige experiência para não causar danos piores ao equipamento.
Já para testar os softwares, é possível iniciar a máquina em modo de segurança, restaurar o registro do Windows ou até mesmo utilizar um backup do sistema operacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário