sexta-feira, 27 de julho de 2012

Confira os 10 melhores versões de Batman para videogames

Um dos heróis mais populares dos quadrinhos, Batman sofreu por um tempo nos cinemas, com filmes de qualidade duvidosa e que fizeram mal para a imagem do Homem-Morcego. Hoje, felizmente, esse quadro já foi revertido, com longa-metragens dirigidos por Christopher Nolan que fizeram justiça ao nome do herói.
Cena do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (Foto: Divulgação)Cena do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (Foto: Divulgação)
Com a chegada do novo filme, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, é sempre bom relembrar os sucessos do personagem também nos games. Sabemos que Batman tem muitos jogos lançados, mas resolvemos separar os 10 melhores adaptações do homem-morcego para os videogames.
10 – Gotham City Impostors (2012, para Xbox 360, PlayStation 3 e PC)
Vamos começar com um jogo que nem tem o Batman, mas é totalmente inspirado pelo herói. Trata-se de um game de tiro em primeira pessoa com modos multiplayer. Pense em um Call of Duty, mas troque os soldados e forças terroristas por pessoas fantasiadas de Batman e de Coringa, respectivamente. Pronto, você tem Gotham City Impostors.
Gotham City Impostors (Foto: Divulgação)Gotham City Impostors (Foto: Divulgação)
O game é bem divertido e seu multiplayer é viciante. O bom humor dita as regras por aqui, sem se levar a série a todo o momento. É uma boa pedida para quem quer ter uma visão diferenciada do universo sombrio do Cavaleiro das Trevas.
9 – Batman (1989, para Amiga, Amstrad CPC, Apple II, Commodore 64, MS-DOS e ZX Spectrum)
O próximo jogo da lista foi uma adaptação fiel do primeiro filme do herói, dirigido pro Tim Burton e lançado em 1989. Bem, na verdade não era uma adaptação exatamente fiel, já que o Batman “todo duro” do filme era bem mais ágil no game, e isso era algo bom.
Batman, de 1989 (Foto: Reprodução)Batman, de 1989 (Foto: Reprodução)
A aventura era extremamente difícil e exigia comandos rápidos do jogador – lembrando outros clássicos de plataforma da época (como Mega Man). O jogador percorria fases que lembravam o filme e contava ainda com pequenas cenas paradas e diálogos retirados do longa-metragem. O maior exemplo é cena onde Batman encara diretamente o Coringa, botando-o contra a parede por conta da morte de seus pais.
8 – Batman: Vengeance (2001, para GameCube, PlayStation 2, PC, Game Boy Advance e Xbox)
O desenho animado do Batman nos anos 90 inspirou muitos jogos, e alguns deles são realmente bons. Apesar de algumas falhas, Batman: Vengeance é um grande exemplo. O game não faz feio ao contar uma história original, ainda que os fãs esperassem por algo “a mais”. O título também conta com uma série de vilões clássicos.
Batman: Vengeance (Foto: Reprodução)Batman: Vengeance (Foto: Reprodução)
O jogo foi muito elogiado por conta de suas cenas cinematográficas – todas imitando o desenho – e também por reunir um grande elenco de dublagem. O que não funcionou muito bem foram os elementos em primeira pessoa, que permitiam ao herói realizar uma investigação dos ambientes. A versão para PC não é muito recomendada, pois foi mal adaptada, com controles ruins para o teclado e sem suporte a joystick.
7 – Batman Begins (2005, para Xbox, GameCube, PlayStation 2, Game Boy Advance e celulares)
O primeiro filme do Batman sob a batuta de Chris Nolan curiosamente foi o único dos três existentes a render um game para os consoles. Contudo, Batman Begins não fez feio ao representar o personagem em sua versão mais séria dos cinemas – o game também mostrava o que viria por aí para o personagem.
Batman Begins (Foto: Reprodução)Batman Begins (Foto: Reprodução)
Totalmente baseado em elementos de furtividade, Batman Begins tinha seu charme por apresentar um herói mais realista, mas também pelos gráficos, cenas interativas e história recheada de ação e reviravoltas. O jogo também apresentava uma série de ferramentas do Homem-Morcego, como seu cinto de utilidades. Infelizmente o jogo não apresentava muita liberdade pelos cenários, o que decepcionou os fãs. Ainda assim, vale ser conferido.
6 – LEGO: Batman The Videogame (2008, para Microsoft Windows, Xbox 360, PlayStation 2, PlayStation 3, PSP, Nintendo DS, Mac OS X e Wii)
Quem imaginava que um jogo totalmente infantil do Batman poderia ser bom? Difícil, afinal o personagem faz parte de um universo bem sombrio. Mas, ainda assim, a produtora Traveller’s Tale conseguiu a façanha de misturar os brinquedos da série LEGO com o herói da DC Comics e produzir um jogo completamente divertido e viciante.
LEGO: Batman The Videogame (Foto: Divulgação)LEGO: Batman The Videogame (Foto: Divulgação)
LEGO Batman é um jogo altamente recomendado para duas pessoas, que gostem de jogar juntos. O game é repleto de piadas, brincadeiras, surpresas escondidas e muito mais, que pode ser conferido por um ou dois jogadores. Vários personagens do universo do Homem-Morcego estão presentes, entre eles Robin, o ”Menino Prodígio”, e a famosa Batgirl. O jogo fez tanto sucesso que rendeu uma sequência.
5 – LEGO: Batman 2 DC Superheroes (2012, para PlayStation 3, PlayStation Vita, Nintendo 3DS, Wii, Nintendo DS, Xbox 360 e Microsoft Windows)
A continuação de LEGO Batman demorou para ser lançada, mas veio com ótimas novidades. Além de continuar extremamente divertido, o jogo inovou ao apresentar personagens que normalmente não fazem parte do universo de Gotham City, como o Superman ou o Lanterna Verde. Sim, agora outros heróis da DC Comics se juntariam ao Homem-Morcego.
LEGO: Batman 2 DC Superheroes (Foto: Divulgação)LEGO: Batman 2 DC Superheroes (Foto: Divulgação)
A principal adição do game, claro, é o próprio Superman, que pode voar livremente entre os cenários do jogo e auxiliar carregando objetos muito pesados – afinal, ele é o homem mais forte do mundo no universo da DC Comics. Lex Luthor, eterno rival do Superman, também está presente e faz um plano em conjunto com o Coringa para derrotar Batman e seus “superamigos”.
4 – Batman: The Brave and the Bold (2010, para Wii e Nintendo DS)
Ainda que seja um desenho mais recente, a animação Batman: Bravos e Destemidos rendeu um divertido jogo para as plataformas da Nintendo. Inspirado pela chamada Era de Prata dos heróis, o game coloca Batman ao lado de outros personagens icônicos e clássicos da DC Comics, sempre trabalhando em dupla.
Batman: The Brave and the Bold (Foto: Divulgação)Batman: The Brave and the Bold (Foto: Divulgação)
O mais divertido deste jogo é que ele imita totalmente o estilo do desenho animado. Seu traço é animado como se vê na TV, o que deixa a coisa mais fluída e bonita aos olhos. A participação de outros heróis também é memorável e alguns chegam a ser hilários, como o Homem-Elástico. É um jogo que não deve deixar de ser jogado.
3 – The Adventures of Batman & Robin (1994, para Super Nintendo, Mega Drive, SEGA CD e Game Gear)
Talvez o jogo que é lembrado com mais carinho pelos fãs de Batman, The Adventures of Batman & Robin também foi inspirado pelo desenho dos anos 90 e teve diversas versões, em várias plataformas. Algumas muito boas, outras mais fracas. Mas a verdade é que quase todos puderam aproveitar esta pequena obra-prima na época.
O game colocava o jogador no controle de Batman, que tinha que avançar pelos cenários no melhor estilo beat’em up 2D e derrotar chefões em cada fase. Era possível retornar para a Batcaverna em alguns momentos e modificar equipamentos para melhoria nas fases. O jogo era tão divertido e oferecia tantas opções ao jogador que tinha até mesmo um final especial, destrancado apenas para quem terminasse o jogo no nível mais difícil.
<br />

2 – Batman: Arkham Asylum (2009, para PC, PlayStation 3 e Xbox 360)

Pegando todo mundo despreparado, o estúdio Rocksteady anunciou em 2008 que lançaria um jogo do Batman. Mas “pera lá”! O estúdio não tinha nenhum jogo realmente grande em seu currículo, será que teria cacife suficiente para não fazer feio com o personagem? E não é que teve? Arkham Asylum foi considerado um dos melhores jogos de 2009 e também o melhor do Homem-Morcego até então.
Tudo era perfeito nesse game, desde a ambientação ao Batman, passando pelos lindos gráficos, ótimo sistema de combate e a narrativa condizente com as histórias em quadrinhos. Como um bom jogo de videogame, ele era recheado de conteúdo e tudo o que você pode esperar de um game do tipo, que pode levar mais de 10 horas para ser 100% concluído. No PS3 os fãs ainda puderam jogar com o Coringa, o que deu um gostinho de “ser mau”. Superar Arkham Asylum não seria tarefa fácil, mas aí veio o Rocksteady de novo e…
<br />

1 – Batman: Arkham City (2011, para PC, PlayStation 3 e Xbox 360)

... E o jogo “perfeito” foi superado! Arkham City pegou tudo que deu certo em Arkham Asylum e aumentou, incluindo aí no meio coisas novas. As paredes do asilo já eram pequenas para Batman e seus inimigos, então a produção estendeu o ambiente para toda uma cidade, onde o herói tinha espaço mais do que suficiente para planar por aí com sua capa e caçar a bandidagem.
Arkham City foi memorável por apresentar uma história ainda mais intrigante e novos inimigos do Batman que fizeram história não só no jogo, mas também nos cinemas e quadrinhos. Se o game anterior durava mais de 10 horas, esse daqui podia durar ainda mais, já que a cidade era gigantesca e com minucias para procurarmos. Outra novidade foi a possibilidade de jogar com a Mulher-Gato e, mais tarde, com outros aliados do Batman, como Robin e Asa Noturna. É, sem dúvidas, o melhor jogo do Cruzado de Capa e também o mais completo deles.
<br />

Nenhum comentário:

Postar um comentário