O norte-americano Greg Herrick é o colecionador que pôs o
Transition Taylor Aerocar N-101D
à venda. Quem quiser ter o Taylor Aerocar N-101D na garagem vai ter de
desembolsar a bagatela de US$ 1.25 milhão, o que equivale a cerca de R$
2.5 milhões. O carro-avião foi criado em 1954, pelo engenheiro
aeronáutico Moulton Taylor.
O Transition Taylor Aerocar N-101D ainda é apto ao voo (Foto: Reprodução)
O Transition pode se passar por um carro comum ao circular pelas ruas.
Mas, em dez minutos, ele adquire asas que o tornam apto a voar. Apesar
da transformação parecer rápida, não se compara aos carros voadores
modernos, que em apenas 30 segundos já estão preparados para decolar. Na
estrada, ele pode alcançar uma velocidade máxima de 88 km/h, enquanto
no ar pode atingir 160 km/h.
O veículo é certificado pela Administração Federal de Aviação (FAA, na
sigla em inglês) dos Estados Unidos e, para ser transformado em avião,
basta ter as asas reajustadas, que ficam para trás quando o veículo está
no modo de carro. No vídeo, o modelo é exibido em ação à época de sua
criação, quando já atraía curiosos.
Para o blogueiro especialista em carros Marcelo Silva, que escreve o
Direção Assistida, vale mais a pena comprar uma aeronave Cessna nova,
que custa cerca de R$ 200 mil.
“Também é monomotor e tem o mesmo tamanho. Mesmo se eu fosse
megamilionário, acho que não compraria o Taylor. Apesar do valor de
relíquia, há projetos de carro-avião mais práticos”, sustenta.
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