quinta-feira, 12 de julho de 2012

Animação da Pixar será primeiro filme a usar sistema de som Dolby Atmos

No final de abril, durante a feira CinemaCon, a Dolby apresentou o Atmos, um sistema de áudio que permite o uso de até 128 canais independentes em uma única sala de cinema. E o primeiro longa-metragem a utilizar esta tecnologia deve ser o filme Valente, da produtora Disney/Pixar.
dolby-atmosDolby Theatre conta com a tecnologia Atmos (Foto: Divulgação) 
Segundo a empresa criadora da tecnologia, serão 20 os primeiros cinemas que poderão contar com tamanha imersão em efeitos sonoros e música nos seus filmes. Ainda não há uma lista de quais são e onde estão estas salas, mas uma delas está localizada exatamente em Hollywood e é chamada de Dolby Theatre.
No local será exibida a pré-estreia da mais recente animação da Pixar, que chega oficialmente nos Estados Unidos no próximo dia 18. No Brasil, o filme estreia no dia 20 de julho, mas ainda não há qualquer sinal da chegada da tecnologia da Dolby no país.

O que é o Atmos?
O Dolby Atmos é um sistema de som que consegue reproduzir o que acontece na telona em até 128 caixas de som separadas. O melhor da tecnologia é que ela pode ser adaptada até nas salas atuais, com suas caixas de som já existentes. Isto é possível porque o Atmos identifica cada uma das saídas de áudio e programa o som que cada uma deve receber.
Para aumentar a imersão, caixas podem ser instaladas em qualquer parte da sala de cinema, como no chão e no teto, contanto que não ultrapasse o limite das 128 fontes de som independentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário