terça-feira, 31 de julho de 2012

Moodlinx: site de busca social promete melhores resultados que os do Google

Um site que promete revolucionar os sistemas de busca na Internet está chegando, o Moodlinx. Com um estilo diferente do habitual, o serviço tem um conceito interessante: tentar humanizar o fato de procurar alguma coisa na rede. “Por trás de cada computador, existe um ser humano” é uma das muitas frases de efeito utilizadas na divulgação do projeto. A ideia principal do novo site é personalizar o máximo a busca para lhe retornar com os resultados mais precisos possíveis.
Moodlinkx promete revolução nas buscas pela web (Foto: Reprodução)Moodlinkx promete revolução nas buscas pela web
(Foto: Reprodução)
Em um vídeo de pouco mais de dois minutos publicado no Vimeo, os responsáveis pelo projeto comparam a invenção a outras grandes criações da história da humanidade, como “aviões, chuveiros, chocolate e cerveja”. A gravação detalha ainda tudo de bom que veio com a Internet: acesso rápido a filmes, músicas, livros, viagens, arte e etc. No entanto, destaca um problema: a "robotização" das informações, que são tratadas só como textos, combinações de números e mais quantidade do que qualidade de dados.
“Mas e se pudéssemos mudar isso?”, questiona o vídeo promocional. Segundo o Moodlinx, a busca passa a ser sensorial com o serviço. Em três passos. O primeiro é selecionar: web ou hub social. Ou seja, além de pesquisar resultados de sites totalmente aleatórios, será possível escolher entre exibir conteúdo relacionado aos seus amigos em páginas como Facebook e Twitter.

O segundo é definir sensações relacionadas a um ou mais dos seus sentidos: tato, olfato, audição, visão ou audição. Esta é a parte mais misteriosa da coisa, já que não explica-se muito sobre como será esta “busca sensorial”. Depois, enfim, procure o conteúdo que você desejar. Caso não fique satisfeito, basta clicar no “Mood Button”, que permite uma busca ainda mais avançada e dá várias opções de “conteúdo realmente relacionado” ao que você procurou.
De acordo com os desenvolvedores, este processo tornará a qualidade dos dados reproduzidos na busca muito melhor. O modo de funcionamento do projeto, porém, não é revelado. Com a frase “Pare de se conectar mais e conecte melhor”, o vídeo acaba deixando no ar uma série de dúvidas. Resta saber quando e como elas serão respondidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário