quinta-feira, 26 de julho de 2012

Como fazer um backup no Windows usando o BackUp Maker

Fazer um backup significa realizar uma cópia de segurança dos arquivos. É muito importante ter seus arquivos de dados (documentos, imagens, vídeos etc.) bem guardados, pois no caso de uma contaminação por vírus ou até uma falha no disco rígido esse backup permitirá a restauração dos arquivos em uma nova máquina. Também é possível fazê-lo com todo o conteúdo do disco, mas esse backup ocupa muito mais espaço e gasta mais tempo.
O Windows tem um programa para fazer backup dos dados e até de todo o conteúdo do disco, mas que tem algumas limitações. Uma excelente opção gratuita para fazer backup é o BackUp Maker. O programa é bem mais completo que o backup do Windows, porém não está disponível em português (o que não chega a ser um problema, pois é muito fácil de usar). O tutorial a seguir mostra como fazer um backup no Windows usando o BackUp Maker.
Passo 1. Acesse o TechTudo Downloads e baixe o programa BackUp Maker;
Passo 2. Dê um clique duplo no programa para que ele seja instalado. A instalação é simples, basta clicar OK e Next até o final. No final da instalação o programa será executado. Feche todos os outros programas que estiverem abertos no seu micro;
Passo 3. Na tela inicial clique na opção Backup;
passo3Tela inicial (Reprodução/Abel Alves)
Passo 4. Vai aparecer a tela do assistente de backup do programa (Backup Wizard). Clique em Next;
passo4Backup Wizard (Reprodução/Abel Alves)
Passo 5. A próxima tela é a de seleção dos arquivos para backup. Note que o BackUp Maker tem a opção de fazer backup dos e-mails do Thunderbird, favoritos do Chrome, etc. Esta é uma das vantagens do programa em relação ao backup padrão do Windows, pois estes arquivos costumam ficar em pastas difíceis de localizar;
passo5Selecione os arquivos para backup (Reprodução/Abel Alves)
Passo 6. Na tela de seleção de arquivos para backup, clique na aba Files & Folders e selecione os arquivos/pastas que serão incluídos no backup. Se estiver com dúvida sobre quais arquivos selecionar, sugiro que selecione as pastas dos usuários (neste exemplo a pasta selecionada foi Abel Alves). Acrescente outros arquivos, se desejar;
passo6Selecione as pasta para backup (Reprodução/Abel Alves)
Passo 7. Depois de selecionar os arquivos, clique em Next. A próxima tela é usada para automatização do backup (Automatization). Esta é outra vantagem do BackUp Maker, mas pode ser considerada uma opção avançada. Neste tutorial mais simples ela não será usada. Basta clicar em Next;
passo7Automatização do backup (Reprodução/Abel Alves)
Passo 8. Aparece a tela de seleção do tipo de backup: backup total (Full backup) ou backup parcial (Partial backup). A opção de Backup total já está selecionada e será utilizada. Note, porém, que o BackUp Maker permite backups parciais. Essa é outra vantagem importante do programa sobre o backup do Windows, pois permite backup parcial (também chamado de backup incremental). Neste tipo de backup apenas os arquivos modificados ou novos são incluídos, ou seja, o tamanho do backup é menor. É claro que, para usar o backup parcial, é preciso antes criar um backup total. Clique em Next para fazê-lo;
passo8Escolha o tipo de backup (Reprodução/Abel Alves)
Passo 9. Agora basta apenas escolher onde será gravado o arquivo. O programa de backup do Windows só permite a gravação em outro disco ou partição, ou seja, quem usa Netbooks ou ainda os modernos Ultrabooks pode ter alguma dificuldade para fazer o backup pelo Windows. O BackUp Maker permite gravar o backup em DVD/CD, enviar via FTP para um site na internet e também gravar no próprio disco. Na tela de seleção do BackUp Maker, selecione o local onde deseja gravar o arquivo e clique Next;
passo9Selecione o diretório alvo (Reprodução/Abel Alves)
Passo 10. Digite o nome para seu arquivo de backup (backup name) e clique em OK;
passo10Escolhe o nome do backup (Reprodução/Abel Alves)
Passo 11. O BackUp Maker mostra uma tela com o nome do backup (neste caso Teste). É só selecionar Teste e clicar no pequeno triângulo verde no canto inferior direito da janela para executar o backup;
passo11Para executar o backup (Reprodução/Abel Alves)
Passo 12. Dependendo dos arquivos que foram selecionados, o BackUp Maker pode avisar que não consegue fazer backup de determinado arquivo. Se todos os programas já foram fechados (Passo 2) não se preocupe, pois esses arquivos não farão falta no seu backup. Basta clicar em Ignorar e o backup vai se iniciar;
passo12Ignore os erros (Reprodução/Abel Alves)
Passo 13. O backup dos arquivos começa. Dependendo do tamanho e número de arquivos, pode demorar um pouco. Se quiser cancelar o backup clique em Cancel. E se quiser fazer uma pausa, clique em Pause;
passo13Espere o processo terminar (Reprodução/Abel Alves)
Passo 14. Após a criação do arquivo de backup, é mostrado um relatório em forma de arquivo texto (log) com as operações realizadas. Perceba o arquivo Teste na Área de Trabalho do Windows;
passo14Log em txt do backup (Reprodução/Abel Alves)
Confira abaixo um vídeo com todos os passos deste tutorial:
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