terça-feira, 24 de julho de 2012

Painéis solares transparentes podem gerar energia nas janelas da sua casa



Pesquisadores da Universidade da Califórnia trabalham em células solares que podem ser empregadas no vidro das nossas janelas. O resultado dos experimentos com um polímero especial são células com 70% de transparência para a luz visível.
Na foto, a comparação entre o vidro comum (à esquerda) e a célula solar transparente (à direita) (Foto: Reprodução)Na foto, a comparação entre o vidro comum (à esquerda) e a célula solar transparente (à direita) (Foto: Reprodução)
Um material que gera energia a partir do Sol precisa absorver luz. Conforme você já deve ter percebido, o painel solar desenvolvido pelos cientistas é transparente, ou seja, por ele passa grande parte da luz. O truque é que o polímero, utilizado para a confecção do painel e para geração de energia, neste caso, é sensível apenas às frequências do infravermelho. Em resumo, a célula é transparente porque não absorve luz visível.

O segredo do polímero é o uso de nanoestruturas de prata em sua estrutura. Condensadas no vidro e acompanhadas de dióxido de titânio, o polímero atinge uma eficiência de 4% na conversão de luz em eletricidade. É um número bem inferior aos painéis opacos de silício, cujo estado da arte atinge, hoje, 30% em média de eficiência.
Contudo, o polímero compensa a desvantagem na eficiência de geração de energia com o custo mais baixo de produção. Enquanto as células de silício dependem de um complexo industrial tão avançado quanto uma fábrica de microchips, o modelo usando prata e dióxido de titânio pode ser fabricado em larga escala e a custos mais baixos. No futuro, estimam os pesquisadores, será possível que você mesmo estenda suas células solares em sua casa, carro e etc.

Um comentário:

  1. Quero compartilhar um testemunho de como o serviço de financiamento da Le_Meridian me ajudou com um empréstimo de 2.000.000,00 USD para financiar meu projeto agrícola de maconha. Sou muito grato e prometi compartilhar essa empresa de financiamento legítima a qualquer pessoa que esteja procurando maneiras de expandir seus negócios project.the empresa está financiando empresa. Qualquer pessoa que procure apoio financeiro deve entrar em contato com lfdsloans@outlook.com ou lfdsloans@lemeridianfds.com O Sr. Benjamin também está no whatsapp 1-989-394-3740 para facilitar as coisas para qualquer candidato.

    ResponderExcluir