segunda-feira, 23 de julho de 2012

Como cuidar bem da minha impressora

Conservando a sua impressora

As impressoras jato de tinta que utilizamos hoje em dia possuem uma alta tecnologia envolvida na sua fabricação e funcionamento, desde a tinta utilizada nos cartuchos até suas placas de controle precisas, que permitem impressões de altíssima qualidade a que estamos acostumados. Mas para podermos usufruir desta alta qualidade e vida longa de nossas impressoras, é preciso ter alguns cuidados básicos com a sua manutenção.

Orifícios limpos, impressão perfeita
Quando a impressão começa a falhar, imprimir desbotada, partes faltando, pode ser que os orifícios de saída de tinta, no cartucho, estejam entupidos. A maioria das impressoras possui um sistema de limpeza acionado por software. Tente fazer esta limpeza; caso continue falhando, retire o cartucho e limpe os orifícios com um tecido absorvente embebido em água. Recoloque o cartucho na impressora e faça uma nova limpeza através do sistema de limpeza pelo software.
Caso o processo acima não resolva o problema, provavelmente o cartucho encontra-se entupido ou danificado. É muito comum entupir os orifícios do cartucho quando a impressora permanece muito tempo desligada ou sem uso. Neste caso retire-o e traga até nossa loja, que teremos imenso prazer em resolver o problema.

Proteja os cartuchos e a cabeça de impressão
Algumas impressoras trabalham com dois cartuchos alternados, ora o preto, ora o colorido. Quando um dos cartuchos não estiver em uso, guarde-o em um local apropriado, de preferência em recipiente fornecido pelo fabricante, para evitar o contato constante com o ar que poderá oxidá- lo.
Algumas impressoras possuem um sistema de cabeça de impressão fixo na mesma, sendo trocado somente o cartucho com a tinta. Estes modelos precisam de uma atenção maior para sua conservação, pois os cartuchos, ao término da tinta, não devem ser retirados da cabeça de impressão, o que resultaria na entrada de ar que secaria a tinta fazendo entupir seus orifícios. Mesmo que o cartucho não tenha mais tinta, deixe-o instalado na cabeça e só remova-o quando for recarregá- lo

Conservando os cartuchos
Os cartuchos de impressão possuem vários contatos de metal (circuito) onde é feita a ligação elétrica com a impressora. Estes contatos devem estar sempre limpos, principalmente se o cartucho for retirado da impressora, pois o contato com ar oxida-os. Ao manipular os cartuchos, evite ao máximo encostar os dedos no contato metálico, pois a oleosidade e a estática podem prejudicar ou danificar o circuito. Aqui vale a recomendação de limpeza dos contatos com um tecido absorvente embebido em água.

Desligando a impressora
É muito comum as pessoas desligarem todos os equipamentos, desligando somente o estabilizador ou o no-break. Isto pode ser um problema para as impressoras, pois podem danificar a cabeça de impressão ou mesmo o sistema de posicionamento do cartucho. Utilize sempre o botão liga-desliga de sua impressora.

Limpeza interna
Faça uma manutenção em sua impressora pelo menos uma vez a cada 6 (seis) meses, evitando assim problemas mais graves.

Papel certo para cada impressora
Os papéis utilizados nas impressoras devem seguir os padrões descritos no manual do fabricante, pois as impressoras são sensíveis aos tipos, peso e posição destes papéis. Evite usar papéis com gramaturas superiores ao especificado no manual da impressora, pois seus mecanismos são feitos para suportar um certo esforço no trabalho com o papel. Quando você utiliza papel com alta gramatura , o esforço é maior do que normal, o que diminui a vida útil do sistema de tração, podendo até mesmo danificá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário