quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Nokia Asha 305: um dual chip barato e com bons recursos

O Nokia Asha 305 é uma boa pedida para quem quer usar duas operadoras diferentes em um mesmo aparelho, sem abrir mão da confiabilidade de uma marca famosa no mercado. Com um preço para competir com qualquer xing ling - apenas R$ 299 - o Asha 305 chega às prateleiras prometendo uma troca fácil entre os chips utilizados, além de uma boa adaptação às preferências do usuário.
Rodando o Nokia OS (antigo Symbian), o aparelho traz no sistema alguns recursos para navegação na web, redes sociais e entretenimento, além da qualidade na realização de chamadas. No geral, o Asha 305 combina um preço atraente com configurações razoáveis. Confira abaixo como o celular se saiu na avaliação do TechTudo.
Design
No geral, o Asha 305 apresenta uma aparência bem limpa e elegante. Além da tela touchscreen, o celular possui dois botões físicos na parte de frontal: o de atender/fazer ligações e o de desligar chamadas/aparelho. Nas laterais, há também os botões para bloquear o telefone, aumentar e diminuir o volume, além das entradas para o SIM 2 e cartão de memória. Já na parte superior há conectores para o carregador, fone de ouvido e para cabo USB.
Novo Asha 305 é uma boa opção para quem busca preço baixo sem correr riscos com os xing lings (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Novo Asha 305 é uma boa opção para quem busca preço baixo sem correr riscos com os xing lings (Foto: Elson de Souza/TechTudo)
O novo dual chip da Nokia tem corpo levemente curvado, que se encaixa facilmente às mãos. No entanto, a carcaça lisa do celular pode fazer com que ele escorregue facilmente caso os dedos do usuário estejam úmidos. Outro problema encontrado é a localização dos alto-falantes na parte inferior traseira do aparelho, fazendo com que o som seja abafado pelas mãos. Já a tampa da bateria apresenta aparência frágil e manuseio difícil.
Tela
O Asha 305 possui tela LCD resistente de 3 polegadas e resolução de 240 x 400 pixels. A qualidade das cores não é das melhores, mas isso não é uma falha grave, considerando o preço atrativo do aparelho. Por outro lado, o celular agradou pelo suporte ao multitoque (reconhecendo mais de um dedo), o que traz recursos como o zoom em pinça.
O grande problema da tela, porém, é a qualidade de resposta do touchscreen. Não são raras as vezes em que o usuário tem que insistir para que o aparelho reconheça um comando, principalmente na digitação de textos. Nesse quesito, o Asha 305 fica atrás dos principais concorrentes, como o Samsung Galaxy Y, que utiliza tela capacitiva e apresenta melhores respostas.
Desempenho e hardware
As configurações do novo dual chip da Nokia são compatíveis com o preço, ou seja, não espere nada espetacular. O celular tem memória interna de apenas 10 MB, mas acompanha cartão de memória de 2 GB, com capacidade de expansão para até 32 GB. Um ponto positivo do Asha 305 é a presença de conectividade Bluetooth 2.1 + EDR, trazendo mais velocidade de transferência, além da utilização de fones de ouvido sem fio.
O usuário pode escolher qual chip deseja utilizar para fazer uma ligação (Foto: Elson de Souza/TechTudo)O usuário pode escolher qual chip utilizar para fazer
uma ligação (Foto: Elson de Souza/TechTudo)
A gigante finlandesa, no entanto, deixou algumas configurações importantes de fora. O Asha 305 não possui conexão Wi-Fi, nem acesso à rede 3G. Assim, o usuário ficará refém dos planos de dados das operadoras com conexões de baixa velocidade.
O celular da Nokia possui bateria de lítio com 1110 mAh, o que garante 14 horas de conversação e 40 horas de reprodução de músicas. Em stand-by, o celular apresenta uma autonomia de 528 horas, segundo a fabricante.
Sistema operacional e usabilidade
O novo Asha 305 vem equipado com o sistema Nokia OS, uma versão enxugada do Symbian Belle. O aparelho cumpre com sua principal proposta: a troca fácil entre os SIMs. Ao fazer uma ligação ou enviar SMS, o usuário pode escolher facilmente qual chip deseja utilizar. Além disso é possível adotar padrões para a realização de chamadas, conexão de dados e envio de SMS e MMS.

No geral, o software possui uma boa usabilidade, com três telas iniciais personalizáveis. O Asha 305 vem também com aplicativos interessantes, como um gerenciador de e-mails, jogos, redes sociais e os principais serviços de chat da internet. Além disso, mensagens podem ser digitadas em teclado alfa-numérico, com o aparelho na vertical, ou QWERTY, na horizontal.
Outro detalhe interessante é a loja de aplicativos da Nokia e os 40 títulos da EA Games disponíveis para download. Entretanto, a ausência de uma conexão de alta velocidade no aparelho pode tornar a tarefa um pouco sofrível. O mesmo vale para o Nokia Mapas, que não permite que o usuário utilize o serviço offline, como no caso dos outros aparelhos da fabricante.
Câmera e reprodução de música
Se você está buscando um celular que faça excelentes imagens, o Asha 305 está longe de ser o aparelho ideal. O celular tem uma câmera fotográfica com resolução de apenas 2MP e foco fixo. Além disso, o gadget grava vídeos com resolução de até 176x144 pixels e 10 frames por segundo.
Um grave problema encontrado no aparelho é a ausência de um botão físico dedicado à câmera, obrigando o usuário a fazer todos os comandos pela tela.
Comparação entre uma foto tirada com o Nokia Asha 305 (à esquerda) e um Samsung Corby (à direita) (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Comparação entre uma foto tirada com o Nokia Asha 305 (à esquerda) e um Samsung Corby (à direita) (Foto: Elson de Souza/TechTudo)
No quesito reprodução de músicas, o Asha 305 traz um player com o recurso de equalização das faixas e rádio FM. O celular vem acompanhado de um fone de ouvido earbud com qualidade razoável. Já a reprodução sem os fones é bastante prejudicada pela já citada localização do alto-falante, que também possuem qualidade mediana. Outra grande “mancada” da Nokia é não disponibilizar um cabo USB com o produto, o que pode tornar o usuário refém do Bluetooth para a transferência de músicas ao telefone.
Relação custo x benefícios
Os grandes trunfos do Asha 305 na guerra pelo mercado dual chip são o preço baixo - R$ 299 - e a durabilidade dos dispositivos Nokia. No geral, esse aparelho serve para tarefas básicas, como fazer ligações, e também navegar e ler e-mails na internet. Se o seu principal interesse em um aparelho for esse, o Nokia Asha 305 é uma excelente escolha. Caso contrário, há opções com o preço um pouco mais elevado, mas com recursos mais robustos.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Bom dia , Edvaldo . Trabalhamos apenas com Informatica .As publicações do Blog são das novidades que estão sendo lançadas no mercado,
      Abçs

      Excluir