Há mais de três anos atrás, a portabilidade numérica ficou disponível
em todo o Brasil, tornando possível para o usuário trocar sua operadora
móvel ou fixa sem a necessidade de mudar seu número de telefone. Mas,
apesar de simples, muitas pessoas ainda não sabem qual é o processo para
fazer a portabilidade. O TechTudo, então, criou um tutorial para ajudar
estes usuários que querem partir para uma nova operadora.
Passo 2. Entre em contato com a operadora para a qual deseja migrar, de preferência indo até uma loja cadastrada da empresa, pois ela é responsável por encaminhar o pedido.
Passo 3. Informe seus dados pessoais (nome, endereço, CPF, RG), número do telefone fixo ou celular e o nome da sua operadora atual.
Passo 4. Pague a taxa à nova prestadora, que poderá isentá-lo ou não desse pagamento. O valor máximo que pode ser cobrado do usuário para que seja efetuada a portabilidade, fixado pela Anatel, é de R$ 4.
Passo 5. Anote o número de protocolo da solicitação. Os dados serão validados junto à operadora atual em até um dia útil.
Passo 6. Agende com a nova operadora a habilitação do serviço e siga os procedimentos para ativação do número.
Passo 7. Aguarde 2 horas para utilizar seu celular com a nova operadora. Apesar de não ser nada usual, o prazo máximo que o serviço pode ficar indisponível durante a operação é de 24 horas.
O pedido de portabilidade só pode ser negado pela operadora nos seguintes casos: quando os dados enviados pelo usuário estiverem incorretos ou incompletos; se outra solicitação de portabilidade para o mesmo número estiver em andamento; se o número do telefone for inexistente, não estiver designado a nenhum usuário ou for temporário; se o número do telefone estiver designado a um telefone de uso público ou for de uma operadora fixa e a portabilidade for para uma operadora móvel, e vice versa.
A portabilidade pode ser cancelada em até dois dias úteis do pedido, para isso, basta comunicar à prestadora a qual havia solicitado a migração.
Portabilidade é obrigatória no Brasil (Foto: Reprodução)
Passo 1. Verifique se não existe nenhum compromisso
com a operadora anterior, como contas atrasadas, multas por rescisão de
contrato ou qualquer outra dívida. Caso haja, quite-as.Passo 2. Entre em contato com a operadora para a qual deseja migrar, de preferência indo até uma loja cadastrada da empresa, pois ela é responsável por encaminhar o pedido.
Passo 3. Informe seus dados pessoais (nome, endereço, CPF, RG), número do telefone fixo ou celular e o nome da sua operadora atual.
Passo 4. Pague a taxa à nova prestadora, que poderá isentá-lo ou não desse pagamento. O valor máximo que pode ser cobrado do usuário para que seja efetuada a portabilidade, fixado pela Anatel, é de R$ 4.
Passo 5. Anote o número de protocolo da solicitação. Os dados serão validados junto à operadora atual em até um dia útil.
Passo 6. Agende com a nova operadora a habilitação do serviço e siga os procedimentos para ativação do número.
Passo 7. Aguarde 2 horas para utilizar seu celular com a nova operadora. Apesar de não ser nada usual, o prazo máximo que o serviço pode ficar indisponível durante a operação é de 24 horas.
O pedido de portabilidade só pode ser negado pela operadora nos seguintes casos: quando os dados enviados pelo usuário estiverem incorretos ou incompletos; se outra solicitação de portabilidade para o mesmo número estiver em andamento; se o número do telefone for inexistente, não estiver designado a nenhum usuário ou for temporário; se o número do telefone estiver designado a um telefone de uso público ou for de uma operadora fixa e a portabilidade for para uma operadora móvel, e vice versa.
A portabilidade pode ser cancelada em até dois dias úteis do pedido, para isso, basta comunicar à prestadora a qual havia solicitado a migração.
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