quarta-feira, 29 de agosto de 2012

PowerColor revela super placa de vídeo com duas GPUs Radeon HD 7970

A PowerColor lançou uma super placa de vídeo, com desempenho e nome de respeito. A Devil 13 tem como principal apelo o fato de colocar, numa mesma placa, duas GPUs Radeon 7970. Além do alto poder de fogo, a Devil 13 usa tecnologias e design próprio da PowerColor, o que significa que as diretrizes da AMD foram deixadas de lado pelos técnicos da companhia.
PowerColor colocou duas GPUs de ponta numa única placa (Foto: Divulgação)PowerColor colocou duas GPUs de ponta numa única placa (Foto: Divulgação)
Uma GPU Radeon HD 7970 produz bastante calor quando trabalha em carga máxima. Duas delas trabalhando em conjunto, claro, esquentam ainda mais. Para dissipar muito calor, a PowerColor também não economizou no desenho dos difusores e encapsulamento da Devil 13. São três coolers e um difusor de calor que se projeta ao ponto de ocupar o espaço de três slots PCIe.

Exagero também nas especificações técnicas da placa. Além das duas GPUs Tahiti XT, que operam cada uma a 925 MHz, a placa carrega 6 GB de memória RAM no padrão GDDR5, conectadas com interface de 384 bits.  Em termos de frequências, essas memórias rodam a 5,5 GHz.
Como era de se esperar, economia de energia não é exatamente o foco do desenvolvimento da Devil 13. Com seu par de GPUs de alto desempenho, a placa precisará de uma fonte de energia de 850 watts de potência e que disponha de ao menos três conectores de 8 pinos para PCIe. Os preços do monstro da PowerColor ainda são desconhecidos. À título de curiosidade, uma placa com apenas uma GPU Radeon HD 7970 custa US$ 499 (R$ 1021 no câmbio de 28/8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário