terça-feira, 28 de agosto de 2012

Saiba como aprender um novo idioma com novas tecnologias

Muita gente ainda tem a antiga ideia de que, para se aprender um segundo idioma, é necessário matricular-se em um cursinho ou assistir a aulas particulares presenciais. Mas se você é um bom autodidata e tem força de vontade para aprender, saiba que a Internet oferece inúmeras boas opções para quem quer desenvolver este tipo de capacidade.
Hoje em dia existem sites com exercícios, comunidades online onde um ajuda o outro a aprender e até aplicativos que permitem a prática diária da sua língua preferida. E foi justamente pensando em quem precisa deste tipo de conteúdo que o TechTudo resolveu fazer uma lista com algumas excelentes opções para quem está em busca de um reforço na hora de aprender outro idioma. Confira a seguir:
Live Mocha – Um dos sites mais populares para quem deseja desenvolver a prática em outras línguas. Apesar de propor vários exercícios que visam o aprendizado da gramática em outros idiomas, seu verdadeiro destaque está na interação entre usuários. Você pode optar por ajudar outros estudantes corrigindo seus trabalhos, dando dicas de como falar melhor, seja por meio da escrita ou com a ajuda de frases gravadas. O mesmo vale para você, e essa "socialização" acaba fazendo toda a diferença. No fim, você ganha a oportunidade de, não só melhorar seu novo idioma, mas de conhecer também pessoas que o falam de forma nativa.
LiveMochaLiveMocha - usuário pode ensinar e aprender novos idiomas de maneira gratuita (Foto: Reprodução)
BBC Brasil – Além de ser conhecida como uma das maiores agências de notícias do mundo, o site brasileiro da rede BBC mantém ainda uma área destinada a quem deseja melhorar seu vocabulário no inglês. A receita é bem simples e funcional: algumas notícias do próprio site são deixadas em inglês, com o acréscimo de um vocabulário para as palavras menos utilizadas no dia a dia. Além disso, elas são narradas, o que ajuda o usuário a treinar também sua pronúncia. Uma forma inteligente e instrutiva de auxiliar a quem precisa desenvolver melhor seu vocabulário e pronúncia.
BBCSite BBC Brasil (Foto: Reprodução)
Francoclic – Desenvolvido pelo Ministério da Educação Brasileiro (MEC), o Francoclic tem como objetivo auxiliar os estudantes do idioma francês no desenvolvimento das suas habilidades. O site possui diversas modalidades de ensino diferentes, com uma vasta biblioteca de exercícios, todos muito bem construídos, e propostos de forma didática e de fácil entendimento. O processo de auto-aprendizagem é bastante dinâmico, e o usuário conta com lições compostas por texto, vídeo e narrações.
francoclicVoltado para o idioma frânces, francoclic foi desenvolvido pelo MEC (Foto: Reprodução)
Weblinguas – Mais uma ótima opção para quem deseja desenvolver seu inglês, francês ou espanhol. O projeto foi desenvolvido pelo Centro Latino de Línguas, e conta com um sistema de ensino que envolve até mesmo o envio de exercícios para o e-mail do aluno. E para desenvolver ainda mais seu vocabulário, ainda é possível fazer uso de jogos especiais, lições em áudio e testes diversos. O site ainda possui uma sessão que indica alguns dos mais conhecidos jornais online, para que você possa praticar a língua estudada de forma autêntica, acompanhando fontes de informação consagradas como o Los Angeles Times, Clarim.com e le monde.fr.
weblinguasExercícios enviados por e-mail com foco no inglês, espanhol e francês (Foto: Reprodução)
Busuu.com – Mais um site com foco no conceito de rede social. Seu grande mérito vai para a promoção de conversas constantes entre seus usuários. Todo em inglês, ele oferece opções de chat com texto e até videochat. O mais interessante é que, na janela de conversa, existe uma opção de ajuda onde alguns verbetes mais utilizados sejam rapidamente consultados. Desta forma é possível desenvolver mais rapidamente suas habilidades de conversação, sem perder tempo acessando tradutores e dicionários. E de quebra ele ainda conta com um aplicativo para smartphones, para que você possa praticar em qualquer lugar, bastando estar conectado à Internet.
busuubusuu.com, rede social voltada para o aprendizado de outras línguas
My English Class – Ideal para quem quer aprender inglês usando somente seu tablet ou celular. Disponível para sistema iOS e Android, ele permite que você aprenda inglês como se estivesse em um curso. Os exercícios são oferecidos ao usuário de forma gradual, e são divididos em fases. Cada fase dura seis meses de estudo, e o aplicativo conta com seis semestres de exercícios. Ele conta com uma versão gratuita para ambos os sistemas, que possui apenas o primeiro semestre de estudos disponível. Caso você goste, é possível adquirir a versão completa por apenas R$5,00 reais.
myenglishclassAplicativos para iOS e Android ajudam no aprendizado também (Foto: Reprodução)
Viu só quantas opções? Seja você estudante ou um total leigo, existe aí fora um mundo de possibilidades para quem deseja aprender não só inglês, mas vários outros idiomas. Porém, independente da sua escolha, o ideal é manter disciplina e força de vontade durante os estudos. E com as opções aqui disponíveis, acreditamos que é sim possível aprender uma segunda língua de forma bem mais dinâmica, e porque não, divertida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário