sexta-feira, 31 de agosto de 2012

GM cria sistema que usa sinal do celular para evitar atropelamentos

A General Motors trabalha em uma tecnologia de segurança passiva que aproveita sinais de celulares para evitar atropelamentos. O sistema alerta o motorista para a presença de pedestres e ciclistas nas proximidades do carro, permitindo que ele calcule melhor suas decisões e tenha tempo de parar o veículo em emergências.
Sistema baseado em Wi-Fi "enxerga" pedestres e avisa o motorista a tempo de impedir atropelamentos (Foto: Reprodução)Sistema baseado em Wi-Fi "enxerga" pedestres e avisa o motorista a tempo de impedir atropelamentos (Foto: Reprodução)
A ideia da montadora é usar os sinais wireless de conectividade presentes em grande parte dos dispositivos utilizados atualmente. Sensores presentes no carro captam os sinais desses equipamentos e, a partir disso, são capazes de monitorar a presença, movimento e velocidade das pessoas. Com todas essas informações, o motorista teria um tipo de radar à sua disposição.

A tecnologia da GM usa a tecnologia Wi-Fi Direct como padrão para o sistema. Em geral, o alcance desse sinal não ultrapassa 180 metros, o que é suficiente para informar um motorista sobre um risco de colisão iminente. Outras vantagens do Wi-Fi Direct são a capacidade de conexão dispositivo-dispositivo (neste caso, celular-carro) e a velocidade superior ao sinal utilizado nas casas: em apenas 1 segundo, uma conexão pode ser estabelecida entre o carro e o celular.
No momento, a Motors já desenvolve um aplicativo para smartphones capaz de emitir o sinal Wi-Fi Direct quando ativado pelo usuário. A outra metade da tecnologia já pode ser facilmente implementada nos veículos. A General Motors, contudo, aguarda a regulamentação das plataformas de comunicação de veículos para acelerar o desenvolvimento da tecnologia. A estimativa da montadora é ter este tipo de tecnologia na sua linha dentro de cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário