sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Lentes infravermelhas salvam vidas de pedestres



Lentes infravermelhas viabilizarão detecção de pedestres
Uma imagem termal (em cima), captada com as lentes de infravermelho fabricadas por estamparia, usando um vidro calcogeneto.[Imagem: Fraunhofer IWM]
Detector de infravermelho
Já existem tecnologias para detectar pedestres e evitar atropelamentos em várias versões.
O problema é o custo desses equipamentos - por volta de R$5.000 - o que tem restringido sua utilização aos modelos de veículos mais luxuosos.
O coração desses equipamentos é um detector de raios infravermelhos, ou seja, do calor emitido pelos seres vivos.
Pelo menos essa parte do equipamento - o detector de infravermelho - agora deu um verdadeiro mergulho nos custos.
"Nós desenvolvemos um processo produtivo de lentes que nos permite baixar os custos desses componentes em mais de 70%," disse a Dra Helen Muller, do instituto IWM, na Alemanha.
Lentes estampadas
Normalmente essas lentes são fabricadas com materiais cristalinos, como germânio, seleneto de zinco ou sulfeto de zinco.
O problema é que esses materiais em bruto já são muito caros.
E eles só podem ser processados mecanicamente, com etapas de desbaste, polimento e acabamento em torno com ferramentas de diamante, todos passos essenciais para dar às lentes o formato preciso.
Em lugar dos materiais cristalinos, os engenheiros alemães usaram um material amorfo, uma espécie de vidro, chamado calcogeneto.
E, em vez das várias etapas intensivas em trabalho, o material alternativo pode ser moldado sob baixa temperatura, o que significa que seu formato pode ser dado por meio de estampagem, usando uma prensa.
Sem acabamento
O uso de um molde de alta precisão dispensa qualquer trabalho final de acabamento.
Segundo os pesquisadores, o baixo custo das lentes infravermelhas viabilizará uma série de outras aplicações da tecnologia, como a inspeção de processos produtivos, a detecção de "vazamentos de energia" em edifícios e o monitoramento de pessoas idosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário