terça-feira, 28 de agosto de 2012

Artistas criam câmera fotográfica gigante que funciona de verdade

Artistas da ArtsEye Gallery, no Arizona, Estados Unidos, criaram uma versão gigantesca da câmera Holga para um concurso fotográfico sediado na própria galeria. O grupo é apaixonado pelo modelo e pensou inicialmente em fazer apenas uma câmera decorativa. Durante a execução do projeto, no entanto, os artistas perceberam que poderiam fazer uma máquina que realmente tirasse fotos.
holga1Câmera gigante e seus criadores (Foto: Lorraine DarConte)
As proporções da versão em tamanho gigante são as mesmas da Holga formato 120, mas a câmera produzida pelos artistas é 20 vezes maior do que a original. O modelo é tão grande que para transportá-lo são necessários um reboque e uma caminhonete. A câmera é carregada com papel fotográfico de 0,7 x 0,7 m, colorido ou preto e branco. Para carregar a Holga em tamanho gigante é preciso estar dentro da câmera.
holga2Câmera sendo transportada (Foto: Lorraine DarConte)
Para testar a máquina, os artistas da ArtsEye Gallery convidaram o fotógrafo Francois Robert. Ele conta que a grande dificuldade de fotografar com a câmera gigante é movê-la de um lugar para outro. Robert passou dois dias pensando nos lugares onde seria possível levar a câmera, e o resultado são as fotos que você confere abaixo:
holga3Foto tirada com a câmera gigante (Foto: Francois Robert)
holga4Foto tirada com a câmera gigante (Foto: Francois Robert)

Nenhum comentário:

Postar um comentário