segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Conceito de carro elétrico promete alimentar energia de uma comunidade

O designer Charlie Nghiem propôs um carro elétrico inovador, profundamente integrado com a vida em sociedade. Mais do que o lado ecológico do veículo que não queima combustível fóssil, Charlie criou o Renault Circular Economy 4L com vistas a contribuir para a geração da energia elétrica consumida por uma comunidade.
Carro conceito da Renault se integra às necessidades de uma comunidade (Foto: Reprodução)Carro conceito da Renault se integra às necessidades de uma comunidade (Foto: Reprodução)
Para tanto, o compacto teria a capacidade de gerar energia a partir do Sol, do reaproveitamento da energia cinética despendida nas frenagens e por meio de sensores de calor. Essa eletricidade armazenada poderia ser utilizada para mover o veículo e para ser entregue naquilo que Charlie batizou de Centro de Energia Coletiva. Basicamente, uma grande bateria que seria alimentada por uma vasta frota de Renaults Circular Economy.
A eletricidade armazenada nessa estação coletiva poderia, então, ser canalizada e aproveitada pelos moradores de uma vizinhança em suas casas. Com duas baterias, uma para prover de energia o motor elétrico, e outra para armazenar excedentes, o Circular Economy nunca é um elemento passivo de consumo: ele sempre está gerando e trocando energia com a rede graças ao sistema de duas baterias.
Esquema revela o nível de integração do Renault elétrico a uma comunidade (Foto: Reprodução)Esquema revela o nível de integração do Renault elétrico a uma comunidade (Foto: Reprodução)
Mais do que a ideia interessante de integrar profundamente o carro como uma ferramenta de geração de energia para a coletividade, Charlie Nghiem dedicou-se em criar um design conceitual de um carro moderno e perfeitamente adaptável aos conceitos de mobilidade urbana contemporâneo. Além do ar moderno, o carro possui um interior avançado, com um painel intuitivo que facilita o compartilhamento de energia entre carro e rede comunitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário