terça-feira, 28 de agosto de 2012

Como criar o efeito de rosto censurado usando o Photoshop?

O efeito “censurado”, utilizado para borrar determinadas partes de uma imagem de modo que não possa ser identificada, é bastante simples de obter utilizando o Photoshop. Aprenda nesse tutorial como fazê-lo, em apenas cinco passos.
Passo 1.  Abra a imagem sobre a qual deseja aplicar o efeito, clicando no menu  ”Arquivo” e depois na opção “Abrir” ("File" > "Open"). Você também pode simplesmente usar o atalho de teclado CTRL+O. Nesse exemplo, usaremos uma foto dos jogadores da seleção brasileira comemorando um gol;
censurado1A imagem que será "censurada" (Foto: Reprodução/Marcelo Cardoso)
Passo 2. Selecione a ferramenta “Letreiro Elíptico” ("Elliptical Marquee") na barra lateral;
Passo 3. Marque a área da imagem que deseja “censurar”, segurando o botão esquerdo do mouse e desenhando a elipse;
censurado2Marcando a área em que será aplicado o efeito (Foto: Reprodução/Marcelo Cardoso)
Passo 4. Clique no menu “Selecionar”, depois escolha a opção “Modificar” e por fim “Suavização” ("Select" > "Modify" > "Feather"). Informe como raio da amostra o valor 4 e clique em “Ok”;
censurado3Informando o nível de suavização (Foto: Reprodução/Marcelo Cardoso)
Passo 5. Clique no menu “Filtro”, depois escolha a opção “Pixelização” e por fim “Mosaico” ("Filter" > "Pixelate" > "Mosaic"). Informe como tamanho da célula o valor 10 e clique em “Ok”.
censurado4Informando o tamanho da célula (Foto: Reprodução/Marcelo Cardoso)
Pronto! Sua foto está devidamente “censurada” e deve ter ficado como mostrado abaixo. Para desmarcar a seleção, clique em qualquer lugar da imagem fora da parte selecionada.
censurado5Imagem pronta, com o rosto do jogador Neymar censurado (Foto: Reprodução/Marcelo Cardoso)
Dica: a qualidade do efeito vai depender do tamanho da imagem. Assim, caso ache que sua foto ainda ficou muito nítida, repita o processo aumentando o valor da opção “tamanho da célula” no passo 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário