terça-feira, 28 de agosto de 2012

Como programar o Linux para desligar ou reiniciar com o Gshutdown

Quem nunca deixou o computador ligado por horas ou pela madrugada apenas para poder finalizar uma tarefa chata e demorada como download ou backup? Pois é, mas o complicado deste tipo de atividade é ter que desligar o equipamento depois.
Para facilitar a vida dos usuários do Ubuntu que não querem ficar se lembrando da hora de desligar o equipamento, o Techtudo preparou esse tutorial. Acompanhe e veja como é fácil.
Passo 1. Instale o GShutdown no Ubuntu usando os passos desse tutorial;
Instalando o GShutdown no Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Instalando o GShutdown no Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 2. Para iniciar o programa instalado, vá ao seu Dash e procure por GShutdown e depois clique no ícone do programa quando aparecer;
Executando o GShutdown no Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o GShutdown no Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 3. No primeiro campo, escolha como deverá ser a programação: Se escolher a opção “À data e hora”, o desligamento ou reinicio será na hora e dia escolhidos nos campos hora, minuto e calendário. Se optar pela opção “Após um atraso”, vai ser preciso apenas informar o tempo de espera. Mas se quiser simplesmente desligar o computador, basta apenas escolher a opção “Agora”, para desligar imediatamente. Para exemplo desse tutorial, será escolhida a primeira opção;
Escolhendo como será a programação no GShutdown (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo como será a programação no GShutdown (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 4. Informe a hora e os minutos do desligamento digitando ou clicando nas setas ao lado dos campos correspondentes;
Escolhendo as horas e minutos da programação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo as horas e minutos da programação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 5. Selecione o dia, mês e ano no calendário. Se estiver em outra data e for programar para o dia atual, apenas clique no botão “Tempo atual”;
Escolhendo a data da programação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo a data da programação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 6. Selecione o que deve ser feito quando chegar na hora e data programada: “Desligar o computador”,  ”Reiniciar o computador” ou “Terminar a sessão atual”;
Escolhendo a tarefa a ser executada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo a tarefa a ser executada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 7. Clique no botão “Começar” e estará pronta a programação. Caso se arrependa, pode simplesmente clicar no botão “Parar” na janela do aplicativo, já que ela fica aberta até o momento de executar a tarefa.
Clique em "Começar" para iniciar e "Para" caso se arrependa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clique em "Começar" para iniciar e "Para" caso se arrependa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Pronto. Sabendo o tempo necessário para o computador terminar a tarefa que estiver executando e fazendo a programação correta no GShutdown, você poupará seu tempo e seu equipamento, além de energia elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário