quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Entenda o que a Asus fez para melhorar o áudio de sua placa-mãe

A Asus conta com uma conceituada linha de hardware de ponta, a RoG (Republic of Gamers). Nessa gama de produtos, voltada para quem procura algo próximo à perfeição, existem diversas tecnologias interessantes. Uma das principais é a SupremeFX: uma série de melhorias que possibilitam às placas-mãe RoG atingir altíssima qualidade na reprodução de áudio. Ou, como a Asus gosta de dizer, “o limite do que é possível se fazer com som onboard”.
SupremeFX é o conjunto de melhorias que garante o máximo de qualidade de som às placas da Asus (Foto: Reprodução)SupremeFX é o conjunto de melhorias que garante o máximo de qualidade de som às placas da Asus (Foto: Reprodução)
O Supreme FX já está na quarta geração e foi empregado no desenvolvimento da nova Maximus V Formula, lançada recentemente pela companhia. Aproveitando o lançamento, o site dos produtos RoG explica por quê o SupremeFX IV é tão superior.
Engenharia
Computadores geram dois padrões de som: analógicos e digitais. Ouvidos mais exigentes podem notar a interferência de um tipo de som no outro em certos momentos. Para prevenir problemas do gênero, a Asus criou um padrão de design para as placas com SupremeFX que isola os sinais digitais dos analógicos. Na foto, os leds em vermelho dão o contorno dessa barreira física, além de darem um charme ao PCB da placa.
LEDs delimitam o isolamento entre sinal analógico e digital na placa (Foto: Reprodução)LEDs delimitam o isolamento entre sinal analógico e digital na placa (Foto: Reprodução)
Outro acerto especial de engenharia é o uso de capacitores de alta qualidade. Os dispositivos, além de mais resistentes, dão margem ao computador para que sempre garanta a saída de ótimo volume de áudio. Eles impedem flutuações de áudio armazenando energia sonora, que é liberada em momentos de alta demanda para impedir que o som oscile, seja na caixa de som ou no headphone.
Amplificação embutida
Placas dedicadas de som costumam oferecer uma grande vantagem em relação às onboard: a possibilidade de áudio amplificado. Ciente disso, a Asus embutiu um controlador de som que amplifica em até 300 ohms a impedância (quanto mais próximo o valor de impedância do gerador de som e do fone, maior o volume possível do áudio) voltado para os headsets (saída de som dianteira da placa) conectados na Maximus V Formula.

Caso o usuário possua um conjunto de fones com essa capacidade, ele será capaz de perceber que a placa da Asus entrega um sinal de som mais encorpado e sem oscilações, mas principalmente, que aproveita toda a capacidade dos fones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário