quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Sistema da Microsoft monitora ruas de Nova Iorque em tempo real

A Microsoft desenvolveu um sistema de monitoramento que já está sendo usado na cidade de Nova Iorque. Em linhas gerais, a plataforma batizada de Domain Awareness System compila os dados colhidos de diversos sensores espalhados pela cidade. A leitura dinâmica e em tempo real de tudo que acontece na metrópole serve de subsídio para que a polícia efetue suas ações de maneira mais eficiente.
Prefeito Bloomberg anunciou a parceria que traz a tecnologia da Microsoft ao combate ao crime em Nova Iorque (Foto: Reprodução)Prefeito Bloomberg anunciou a parceria que traz a tecnologia da Microsoft ao combate ao crime em Nova Iorque (Foto: Reprodução)
Nova Iorque dispõe de mais de 3 mil câmeras de vigilância, espalhadas por toda a área da cidade, sensores de radiação e leitores digitais de placas de automóveis. Até então, as imagens e as informações colhidas pelos sensores por essa rede de ficava isolada. O sistema da Microsoft converge todos os dados em um sistema que mescla os resultados com toda a database colhida pela polícia nova-iorquina em décadas de trabalho. E mais, o DAS pode ser acessado por policiais diretamente de suas viaturas.

Suponha que um roubo é informado. Policiais nas imediações podem colher informações das câmeras. Se alguém relata qual é o veículo usado nas fugas, o sistema pode ajudar a identifica-lo. Mais do que usar as câmeras para encontra-lo em trânsito, o Domain Awareness System é capaz de identifica sua placa, via sensores especiais, e traçar predições sobre quais são os destinos mais prováveis do veículo.
O DAS tem também a capacidade de criar mapas com o histórico das ações criminosas numa área, identificar comportamento suspeito em lugares públicos que podem ser alvos de terroristas e também detectar radioatividade num eventual ataque nuclear à cidade.
A tecnologia de convergência digital entre as câmeras e sensores de segurança da cidade foi um projeto realizado em conjunto entre Microsoft e a o departamento de polícia de Nova Iorque. Como contrapartida pela colaboração e disposição em ser cobaia na iniciativa, o departamento receberá 30% dos valores de futuras vendas da plataforma para outras metrópoles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário