sexta-feira, 31 de maio de 2013

Câmera Aware2, que faz cliques com 300 MP, entra em fase de testes

A companhia americana Aqueti está desenvolvendo um projeto audacioso: uma câmera com resolução de 300 megapixels, chamada Aware2. A ideia é baseada em outro projeto, que criou uma máquina ainda mais potente – 50 gigapixels – mas voltada a popularizar a tecnologia e torná-la mais acessível.
Protótipo de câmera tem capacidade de fazer fotos de 300 megapixels (foto: Divulgação)Protótipo de câmera Aware2 tem capacidade de fazer fotos de 300 megapixels (Foto: Divulgação)
O protótipo da Aware2 pesa 24 kg e possui cerca de 160 microcâmeras, cada uma com um sensor de 14 megapixels. Cada uma delas pode capturar imagens de 2,24 gigapixels em modo RAW. Em seguida, elas são agrupadas em uma foto menor.
As fotos têm um efeito panorâmico semelhante ao do olho humano, mas com capacidade de zoom semelhante a uma teleobjetiva. A câmera ainda enfrenta alguns problemas no tempo de exposição e foco, mas seus criadores afirmam que a qualidade é semelhante a das DSLRs encontradas no mercado.
Câmera de 300 megapixels faz fotos panorâmicas (foto: Divulgação)Câmera Aware2 de 300 megapixels faz fotos panorâmicas (Foto: Divulgação)
A Aware2 foi usada em testes recentemente durante o aniversário da cidade de Edenton, na Carolina do Norte. A empresa planeja fazer uma tour pelo estado nos próximos meses para testar a capacidade da câmera e está juntando recursos através do Kickstarter.
Segundo a Aqueti, os próximos modelos terão cerca de um terço do tamanho do protótipo, mas o preço dela continua alto – comparável ao de uma câmera de televisão. A companhia acredita que elas serão alugadas para cobrir eventos e comemorações especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário