sexta-feira, 3 de maio de 2013

Descubra se ainda vale a pena adquirir um desktop

Há quem diga que os desktops estão com os dias contados. São caros, pesados e nem um pouco portáteis, em um mundo em que nos acostumamos a carregar computadores completos nos bolsos. Será que ainda há lugar para o PC velho de guerra?
Um bom desktop ainda é a melhor solução para diversos tipos de profissionais (Foto: Divulgação)Um bom desktop ainda é a melhor solução para diversos tipos de profissionais (Foto: Divulgação)
Sim, há aplicações que ainda são melhores em computadores convencionais. Escrever ou formatar um longo documento, cheio de detalhes e recursos de um bom editor de textos não é uma tarefa fácil num tablet. É muito mais confortável fazer algo assim no computador, munido de teclado e mouse. O mesmo vale para edição de imagens e vídeos, jogos, desenvolvimento de software e muito mais.
O que é importante entender é que, como plataforma, os desktops também estão mudando de cara, naquilo que é uma estratégia de sobrevivência diante dos dispositivos móveis e uma resposta a novos perfis de consumo. Hoje existem os tudo-em-um, os HTPCs, gabinetes mais compactos, PCs para gamers e computadores para aplicações genéricas. Além de mudar de formato, a pressão do mercado móvel impacta no hardware, cada vez mais enxuto e econômico em termos de energia.
Central de mídia
Você pode comprar pronto, ou montar, seu próprio HTPC (Foto: Divulgação)Você pode comprar pronto, ou montar, seu próprio HTPC (Foto: Divulgação)
Atualmente, é possível montar um computador relativamente barato com um ótimo hardware, compacto e silencioso, para ligar na TV da sala, via HDMI. Essa é a ideia do HTPC ou home-theather PC, criado para reproduzir mídia no seu televisor. Se a configuração for boa mesmo, ele pode até mesmo virar um duro rival para o console caseiro.
Jogos
Gamers não dispensam um bom PC (Foto: Reprodução)Gamers não dispensam um bom PC (Foto: Divulgação)
Há dois anos, o cenário para o gamer mais ligado ao PC era meio nebuloso: consoles ofereciam jogos muito bons, exclusivos e alguns até melhores do que o computador podia suportar. Hoje, este cenário mudou. Como o hardware avançando inexoravelmente, atualmente, qualquer título tem melhor performance gráfica no PC.
Em casos mais radicais, como em Battlefield 3, a máquina permite que os mapas sejam maiores no multiplayer e mais jogadores participem por partida, o que altera completamente o gameplay do título. No console, menos jogadores são confinados a mapas menores. Algo que deve se repetir no novo Assassin’s Creed.
Escritório
Computador tudo-em-um pode ser a solução ideal para quem precisa de um desktop simples (Foto: Reprodução)Computador tudo-em-um pode ser a solução ideal para quem precisa de um desktop simples (Foto: Divulgação)
Quem precisa produzir um documento (planilha, artigo, tese, gráficos, etc) até consegue desempenhar a tarefa na interface touch de um tablet, mas seguramente será mais produtivo (com menos esforço e tempo para atingir o mesmo resultado) usando um computador com a tabelinha mouse e teclado.
As opções All-in-One, ou tudo em um, trazem modelos mais compactos. Neles, o gabinete é dispensado e o hardware fica acoplado à tela. O primeiro deles foi o robusto iMac, da Apple, que com o passar dos anos serviu de inspiração para outras fabricantes, que criaram modelos arrojados e cada vez mais finos, que se encaixam bem em qualquer mesa de trabalho.
Há atividades profissionais que dependem muito de computadores. Editores de vídeo, de imagens e desenvolvedores de software, por exemplo, simplesmente não podem abrir mão de boas máquinas. É até uma ironia que tablets que estejam por aí ameaçando a ideia do desktop nas nossas vidas dependam deles para existir: sem um computador de mesa, um tablet não teria seu design esguio desenvolvido. Seu sistema operacional não existiria e muito menos seus aplicativos e jogos.
Conclusão
Para muita gente, um notebook mais simples e um tablet são substitutos ideais para o desktop. Mas ainda há uma parcela dos consumidores que optam pela mídia no computador convencional. Há um para cada tipo de necessidade, como um grande PC gamer para aqueles que gostam de jogar, um modelo mais simples ou um compacto e poderoso HTPC. Ainda há espaço para o desktop, desde que se saiba exatamente qual deles você precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário