sexta-feira, 24 de maio de 2013

NEC Medias X é o primeiro smartphone a usar líquido para se refriar

Um protótipo da empresa japonesa NTT DoCoMo ganhou fama mundial nesta semana. Chamado de "NEC Medias X", o smartphone Android deve ser lançado no meio do ano no mercado japonês e trará uma tecnologia inédita: um sistema de resfriamento líquido para evitar o superaquecimento do processador.
Novo celular possui resfriamento líquido para evitar super aquecimento (Foto: Divulgação)Novo celular possui resfriamento líquido para evitar superaquecimento (Foto: Divulgação)
Gráfico mostra a diferença do aquecimento com a tecnologia (acima) e sem ela (abaixo) (Foto: Divulgação)Gráfico mostra a diferença do aquecimento com
a tecnologia (acima) e sem ela (abaixo) (Foto:
Divulgação)
Esta tecnologia é bastante conhecida por usuários de PCs, mas é a primeira vez que ela é aplicada em um projeto de um smartphone.
O Medias X vem equipado com um processador quad-core da Qualcomm, o Snapdragon 600, envolto por uma capa de grafite. Ao redor dele ficará um tubo, por onde passará o líquido. A função dele é transportar o calor para outras partes do telefone, evitando que o calor fique concentrado em apenas um ponto e impedindo o superaquecimento.

Além do sistema inovador, o smartphone virá equipado com uma câmera traseira de 13,1 megapixels, uma câmera frontal com 1,3 megapixels, tela OLED de 4,7 polegadas com resolução de 720 x 1280 pixels, suporte a NFC, Wi-Fi e compatibilidade com o sinal da TV digital japonesa, além de uma bateria de 2.300 mAh.
A expectativa é que o celular só seja vendido no Japão, mas a tecnologia pode ser expandida para outros modelos, caso seja bem sucedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário