quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Samsung acusa Apple de roubar design da Sony para o iPhone

A Samsung acusou a Apple de ter copiado o design da Sony para criar o iPhone, o iPod e o iPad. Em depoimento ao processo entre as duas empresas, o designer da Apple Shin Nishibori declarou ter recebido ordens de Tony Fadell - idealizador do iPod e então funcionário da Apple - em 2006 para criar seus desenhos inspirados na Sony.
Protótipo lilás de iPhone de 2005 (Foto: Reprodução)Protótipo lilás de iPhone de 2005 (Foto: Reprodução)
Na mesma época, Tony Fadell circulou nos corredores da Apple uma entrevista de um diretor da Sony dizendo que o iPod “influenciou” as criações da Sony. Consta, ainda, na acusação, que o membro sênior da equipe de design da Apple Richard Howarth enviou um e-mail para Jony Ive - chefe da equipe de design industrial da Apple e criador do iMac, PowerMac G5 e Mac Mini - discutindo os protótipos criados por Nishibori.
No e-mail, Howarth se refere aos desenhos como “estilo caro da Sony” e acrescentou que comparado a outros protótipos da Apple, estes eram muito menores e mais agradáveis para se ter “ao lado de sua orelha e no bolso”.
Os protótipos de iPhone da Apple em ordem cronológica (Foto: Reprodução)Os protótipos de iPhone da Apple em ordem cronológica (Foto: Reprodução)
Mas uma prova pode descredibilizar a acusação da Samsung. Entre as imagens de protótipos de iPhones que foram publicadas nestas últimas semanas, um modelo de cor lilás e com design muito similar ao iPhone 4, sob o nome de iPod, foi criado em 2005. O ano de criação deste protótipo vai contra o que acusa a sul-coreana, de que a Apple teria se inspirado no design da Sony em 2006.
Com esta nova prova, a Apple pode frustrar a afirmação da Samsung. Mas o processo continua, e várias alegações ainda estão sendo usadas na corte.
Desenho de 2006 do iPhone por Shin Nishibori. Semelhanças com o iPhone 4 (Foto: Reprodução)Desenho de 2006 do iPhone por Shin Nishibori. Semelhanças com o iPhone 4 (Foto: Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário