quinta-feira, 2 de agosto de 2012

70 gigas: panorâmica de Budapeste é a maior foto do mundo

Para bater o recorde de “maior foto panorâmica do mundo”, engenheiros, fotógrafos, artistas e designers ambientais da Hungria utilizaram duas câmeras Sony A900 de 25 MP para fazer uma imagem em 360 graus de toda a cidade de Budapeste, Hungria.
A maior foto do mundo (Foto: 70gigapixel)A maior foto do mundo (Foto: Reprodução/70gigapixel/)
Além das câmeras, os responsáveis pelo projeto utilizaram também conversores de 1.4X e lentes Minolta 400mm, que derem ao time um maior campo de visão horizontal. Mesmo assim, para fazer a foto, eles estimaram que precisariam de 5400 fotógrafos, alinhados em 24 linhas com 210 quadros em cada. Calculando quatro segundos por cada foto, a ideia era preciso ter, no mínimo, seis horas para tirar as fotos.
O time se organizou para fazer as fotografias em uma Torre de Observação em Janos Hill, próxima à cidade. No entanto, uma tempestade, duas horas depois do início do trabalho, acabou encerrando o primeiro dia de fotos. Só depois de quatro dias e mais de 20 mil fotografias clicadas, eles conseguiram as imagens que queriam.
Mega servidor compilou imagem

A iniciativa só foi possível também graças a Microsoft Hungria, que patrocinou a equipe com uma wokstation Dell Precision T7500 com dois processadores quad-core Xeon, 24 Gb de memória e um disco rígido de 6 TB.
Somente um servidor como este poderia agüentar as 55 horas para compilar a imagem, que acabou ficando com 590508 x 120750 pixels (71.3 gigabytes).
O resultado está no disponível no site  construído para divulgação, onde você aplicar zoom para ver detalhes da imagem e aproximar pontos turísticos, como museus e teatros, além de localizar aeroportos e igrejas tradicionais da cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário