segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Pesquisadores desenvolvem pintura auto-limpante para carros

Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, criaram um tipo de composto que, quando aplicado à pintura dos automóveis, pode mantê-los sempre limpos e até mesmo recuperar a pintura de riscos e arranhões.
Sem esforço, a pintura repele a água, que leva consigo toda a sujeira (Foto: Reprodução)Sem esforço, a pintura repele a água, que leva
consigo toda a sujeira (Foto: Reprodução)
Segundo os cientistas, uma das aplicações do projeto é a criação de uma camada protetora com alta resistência à água. Essa característica reduz a aderência da sujeira, permitindo que a pintura tenha sempre um aspecto limpo. Para manter o carro limpo, bastaria ao motorista dirigi-lo sobre a chuva: como a pintura repele a água, ela escorreria com toda a sujeira.
Outras aplicações do projeto também são importantes para outros ramos. Com a aplicação da pintura especial, seria possível criar painéis solares que não sujem com facilidade – e sem sujeira, mantenham maior eficiência por mais tempo em transformar luz do sol em eletricidade.
A aplicação do material na superfície de uma aeronave, por exemplo, significaria uma considerável economia de combustível, uma vez que o avião teria menos resistência ao ar e, portanto, precisaria de menos esforço para voar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário