quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Lei em Israel proíbe o uso de Photoshop em modelos

Uma lei aprovada na última semana, em Israel, proíbe que modelos muito magras apareçam em publicidades. Além disso, agora as empresas estão obrigadas informar quais imagens são manipuladas e retocadas pelo Photoshop. Para os defensores da lei, as fotos de modelos com peso muito abaixo do normal contribuem para o aumento de casos de anorexia.
Photoshop não é bem-vindo em Israel (Foto: Reprodução)Photoshop não é bem-vindo em Israel
(Foto: Reprodução)
A primeira parte da lei deixa claro que, em cada sessão de fotos, a modelo deve trazer um relatório médico, com validade de três meses, afirmando que não está desnutrida. O atestado deve estar de acordo com as normas da Organização Mundial de Saúde.
Para os críticos, a lei deve se firmar em um modelo de saúde, em vez de peso. Desta forma, mulheres naturalmente magras não seriam proibidas de trabalhar.
A top model israelense Adi Neumann foi uma das proibidas de aparecer em publicidades no país. Ela defende que, em vez de restringir as modelos por peso, a lei deveria enfatizar comportamentos saudáveis.
Em entrevista à agência americana Associated Press, o agente de modelos Adi Barkan disse que, nos seus 30 anos de carreira, já presenciou muitos casos de mulheres doentes em razão de quererem manter seus pesos abaixo do ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário