quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Fotografias mostram Olimpíadas de Londres de 1908 e de 1948

Habitué como anfitrião das Olimpíadas, Londres sedia pela terceira vez os Jogos da Era Moderna – as duas ocasiões anteriores foram em 1908 e em 1948. O registro fotográfico, porém, esteve presente desde a primeira delas. São imagens que nos ajudam a entender um pouco da história dos jogos olímpicos e da própria sociedade ocidental. Confira!
Dinamarquesa praticando salto em altura de vestido (Foto: Reprodução/Agência Topical Press/Getty Images)Dinamarquesa praticando salto em altura de vestido (Foto: Reprodução)
De lá para cá, algumas mudanças foram tão bruscas que, hoje, certos acontecimentos da primeira edição dos jogos britânicos nos parecem bizarros. Um exemplo? As mulheres do salto em altura usavam vestidos nas competições. Ainda no rol de fatos estranhos para os habitantes de 2012, vale ressaltar a presença de motonáutica e cabo de guerra como esportes olímpicos.
A edição de 1908 é cheia de curiosidades, a começar pela escolha da cidade como sede do evento. Originalmente, as Olimpíadas aconteceriam em Roma, mas a erupção do Vesúvio fez com que o governo italiano usasse os recursos disponíveis para reconstrução de Nápoles, cidade afetada. Por isso mesmo, Londres teve apenas dois anos para se preparar para receber 22 países e 2008 atletas, o que fez com maestria. Uma prova disso foi a iniciativa, inédita até então, de confeccionar e distribuir ao público manuais com regras para cada modalidade esportiva, escritos em Inglês, Francês e Alemão.
Também foi Londres, em 1908, que inaugurou o desfile das delegações tal como conhecemos atualmente, com a Grécia abrindo a cerimônia e as bandeiras dos países. Outro legado desta edição foi a distância da maratona, de 42,195 km, mantida até hoje. Os 2,195 km adicionais – até então, os corredores percorriam 40 km – foram acrescidos à prova para que a família real pudesse acompanhar a largada dos jardins do Palácio de Verão.
O registro mais marcante dos jogos de 1908 foi protagonizado pelo maratonista italiano Dorando Pietri. Perto do fim da prova, o atleta estava completamente exausto e desorientado, o que motivou os fiscais de pista a ajudá-lo a cruzar a linha de chegada, ato imediatamente sucedido por um desmaio. A foto que eternizou este momento é considerada o primeiro grande ícone fotográfico dos esportes no século XX. Apesar do esforço coletivo, o auxílio motivou sua desclassificação, e a medalha de ouro foi para o corredor americano Johnny Hayes.
Italiano Dorando Pietri da Itália, à beira do colapso, é ajudado na linha de chegada na maratona. (Foto: Reprodução/Agência Topical Press/Getty Images)Italiano Dorando Pietri da Itália, à beira do colapso, é ajudado na linha de chegada na maratona (Foto: Reprodução)
Mais fatos interessantes sobre a primeira Olimpíada londrina: com 144 medalhas conquistadas, a edição foi a única na qual os britânicos venceram o ranking de medalhas; o americano Ray Ewry ganhou, pela terceira vez, as provas de salto em altura e salto em distância sem impulsão, tornando-se, à época, o único atleta a ganhar oito medalhas de ouro apenas em provas individuais; e o esgrimista britânico Cosmo Duff Gordon, que aparece à esquerda na foto abaixo, sobreviveria ao naufrágio do Titanic quatro anos mais tarde.
  •  
imagem16Esgrimista britânico Cosmo Duff, à esquerda, sobreviveu ao naufrágio do Titanic (Foto: Reprodução)
No quesito importância histórica, a edição de 1948 é uma das mais significativas por ser a primeira após um período de interrupção de 12 anos dos Jogos Olímpicos em virtude da Segunda Guerra Mundial. A escolha de Londres nesta ocasião foi feita para homenagear a cidade, que havia sofrido vários bombardeios da força aérea nazista.
Por causa desta conjuntura geo-política, Alemanha e Japão não foram convidados ao evento. Ainda no campo das tensões políticas, 1948 foi o palco de estreia da primeira deserção política, protagonizada por pela presidente da Federação Internacional de Ginástica na Tchecoslováquia, Marie Provaznikova. Ela recusou-se a retornar ao país de origem alegando a falta de liberdade após a incorporação da pátria ao bloco soviético.
Mas nem só os conflitos marcaram os jogos de 1948, que inaugurou também a transmissão das competições para televisores residenciais – no Reino Unido, aproximadamente 500 mil pessoas assistiram ao torneio esportivo. Os espectadores puderam ver a performance da holandesa Fanny Blankers-Koen, um dos grandes nomes da edição. A atleta, que ganhou quatro medalhas de ouro nos 100 m, 200 m, 80 m com barreiras e revezamento 4x100 m, só não obteve mais vitórias porque na época havia uma regra que limitava a participação de mulheres em mais de três provas individuais. Casada e mãe de dois filhos, Fanny recebeu o apelido de “dona de casa voadora” e, em 1999, foi eleita "A Atleta do Século XX".
Mais fotos de Londres-1908:
  •  
Beatrice Hill-Lowe ganhou medalha de bronze no tiro com arco feminino (Foto: Reprodução/ Agência Topical Press/Getty Images)Beatrice Hill-Lowe ganhou medalha de bronze no tiro com arco feminino (Foto: Reprodução)
Mergulho acrobático no White City Stadium (Foto: Reprodução/ Agência Topical Press/Getty Images)Mergulho acrobático no White City Stadium (Foto: Reprodução)
Mestre de cerimônias usando um megafone (Foto: Reprodução/ Agência Topical Press/Getty Images)Mestre de cerimônias usando um megafone (Foto: Reprodução)
Ginasta dinamarquesa saltando sobre o cavalo com alças (Foto: Reprodução/ Agência Topical Press/Getty Images)Ginasta dinamarquesa saltando sobre o cavalo com alças (Foto: Reprodução)
Americano Ralph Rose se prepara para o arremesso de peso, em que ganhou medalha de ouro. (Foto: Reprodução/ Agência Topical Press/Getty Images)Americano Ralph Rose se prepara para o arremesso de peso, em que ganhou medalha de ouro. (Foto: Reprodução)
O americano Charles Daniels ganhou cinco medalhas de ouro de natação entre 1904 e 1908 (Foto: Reprodução/ Agência Topical Press/Getty Images)O americano Charles Daniels ganhou cinco medalhas de ouro de natação entre 1904 e 1908 (Foto: Reprodução)
Equipe dinamarquesa de ginástica treinando (Foto: Reprodução/ Agência Topical Press/Getty Images)Equipe dinamarquesa de ginástica treinando (Foto: Reprodução)
Mais fotos de Londres-1948
Abertura dos Jogos Olímpicos de 1948 (Foto: Reprodução/ National Media Museum)Abertura dos Jogos Olímpicos de 1948 (Foto: Reprodução/National Media Museum)
Equipe britânica de natação de 1948 (Foto: Reprodução/ National Media Museum)Equipe britânica de natação de 1948 (Foto: Reprodução/National Media Museum)
Final feminina dos 80 metros com barreiras (Foto: Reprodução/ National Media Museum)Final feminina dos 80 m com barreiras (Foto: Reprodução/National Media Museum)
Reg Harris vence prova de ciclismo dos 1000 metros (Foto: Reprodução/ National Media Museum)Reg Harris vence prova de ciclismo dos 1.000 m (Foto: Reprodução/National Media Museum)

Nenhum comentário:

Postar um comentário