Monoposto pode ser construído com motores elétricos ou a combustão (Foto: Divulgação/Birminghan City University)
O carro de apenas um lugar foi projetado para ser construído com um
conjunto de motor e câmbio que permitem aceleração de 0 a 100 km/h em
apenas cinco segundos. O motor, cuja potência é de 132 cavalos, oferece
torque de 76 mkgf, o que explica a aceleração vigorosa, a despeito da
potência relativamente baixa. Na configuração original, o iRacer alcança
185 km/h, limitados eletronicamente (correndo solto, chega a 225 km/h).Um grande problema de automóveis pensados em torno de sistemas de propulsão elétricos é o peso. As baterias costumam ser bem pesadas, o que compromete o desempenho de veículos de corrida. O carro tem 780 Kg, carga relativamente alta para um motor de 132 cavalos e baterias que permitem apenas 25 minutos de diversão.
Ciente destes problemas, a Westfield pretende vender o iRacer sem motor e câmbio, para que os consumidores os adaptem às suas necessidades. No contexto inglês, onde o automobilismo é um esporte mais popular e acessível, a ideia de ter seu próprio monoposto para acelerar nos diversos autódromos da região é bastante interessante. Além disso, a Westfield tem em vista vender o modelo para interessados em promover uma categoria que use apenas carros elétricos.
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