quinta-feira, 4 de abril de 2013

ThrowBack, app de fotografia para smartphones que estimula a nostalgia

O aplicativo ThrowBack, para iOS, é um programa de fotografias que pretende resgatar a nostalgia de quando nos deparamos com uma foto da qual lembrávamos mais que havia sido tirada. Diferente dos apps tradicionais de imagens, em que o funcionamento consiste em tirar foto, aplicar algum filtro e compartilhar, aqui a ideia é guardar a imagem fora das vistas do usuário, que só tornará a vê-la tempo depois.
Fotografia guardada pelo Throwback (Foto: Reprodução) (Foto: Fotografia guardada pelo Throwback (Foto: Reprodução))Exemplo de fotografia guardada pelo ThrowBack (Foto: Reprodução)
Ao tirar uma foto com o ThrowBack, o app pergunta quando você gostaria de visualizar a imagem novamente – o espaço de tempo varia entre um mês a cinco anos, e é definido através de uma barra de rolagem. Há ainda uma opção “surpresa”, através da qual o app decidirá o intervalo para recordar sua fotografia.

A intenção do ThrowBack é recuperar o aspecto emocional do hábito de olhar fotografias antigas, aparentemente perdido nesta era em que o mais importante é o momento da captura da imagem, quando se está prestes a compartilhar a foto no Facebook ou Twitter.

Em entrevista ao TechCrunch, o desenvolvedor do sistema, Calli Higgins, explicou a ideia original para o aplicativo: “Eu percebi que a saudade é evocada revisitando algo que você não tenha visto em algum tempo. ThrowBack serve como uma alternativa para a superexposição atual de nossas imagens, e a dormência que isto pode criar".
O app Throwback, para iPhone, iPad e demais aparelhos iOS, está disponível para download gratuitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário