terça-feira, 23 de abril de 2013

Obake, tela touch elástica, é capaz de se moldar e simular superfícies 3D

Pesquisadores do MIT Media Labs apresentaram na última semana uma tela elástica sensível ao toque capaz de criar superfícies tridimensionais. O sistema, chamado de Obake, é composto por uma membrana de silicone, câmeras, um projetor e mecanismos atuadores, que reconhecem os toques e mantém a estrutura da tela do jeito que você a colocar.
Tela elástica Obake pode formar imagens 3D (Foto: Divulgação)Tela elástica Obake pode formar imagens 3D
(Foto: Divulgação)
O nome Obake, no folclore japonês, dá significado a uma criatura sobrenatural capaz de mudar de forma, assim como a nova tela do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Ao fazer um movimento como o de puxar ou pressionar a tela, as câmeras captam o movimento e os atuadores movem o conjunto, criando resistência e moldando a membrana de acordo.



Os técnicos do MIT se referem à Obake como um "display 2,5D", combinando a projeção 2D com a manipulação 3D da tela elástica. Esse projeto lembra o Kreek, um hack do Kinect bem parecido.
Como o aparelho é muito complexo, é provável que ele não seja destinado a smartphones e tablets, mas a pesquisa serve de exemplo para mostrar como iremos interagir com as telas touchscreen em um futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário