segunda-feira, 15 de abril de 2013

Review: Gila da Genius agrada no visual, mas erra na praticidade

O GX Gaming Gila é o mouse da Genius para gamers de PC. Entre as vantagens oferecidas pelo acessório podemos citar doze botões, um visual que agrada e um sistema de ajuste de peso. Confira abaixo os prós e contras do GX Gaming Gila:
Design
O primeiro impacto do GX Gaming Gila é, com certeza seu visual. Nas cores cinza fosco e vermelho, o mouse chama a atenção pela temática futurista e cheia de estilo. Luzes azuladas e um desenho de escorpião do tipo gota d’água dão o toque final à aparência do acessório.
GX Gaming Gila, mouse gamer da Genius (Foto: TechTudo/Pedro Cardoso)GX Gaming Gila, mouse gamer da Genius (Foto: TechTudo/Pedro Cardoso)
Porém o excesso de iluminação pode ser um ponto negativo para os que preferem um equipamento mais discreto. Neste quesito o gosto de cada um irá decidir se a Genius acertou na mão ou exagerou em seu Gila.
Funcionalidade
Infelizmente os contras do periférico começam aqui. Assim como diversos outros mouses para gamers, o GX Gaming Gila traz diversos botões extras para personalização de atalhos em jogos. O problema neste caso é a localização de algumas destas teclas, sendo quatro delas muito próximas aos botões padrões à direita e à esquerda do mouse. Desta forma, durante a confusão de uma partida de MOBA, MMORPG ou FPS, fica difícil localizar os botões com velocidade e é fácil se confundir e apertar a tecla errada, prejudicando seu desempenho no game. E além de estarem mal posicionados, os quatro botões são finos demais, não sendo raras as vezes em que, ao apertá-los, o jogador esbarre em outra tecla do mouse ao mesmo tempo.
Botões extras do GX Gaming Gila (Foto: TechTudo/Pedro Cardoso)Botões extras do GX Gaming Gila (Foto: TechTudo/Pedro Cardoso)
Logo abaixo do botão de rolagem, no centro do mouse, há mais três teclas extras. Uma delas possui a função de aumentar a sensibilidade do mouse, sendo uma estratégia interessante para se adaptar a situações de jogos que exigem maior rapidez do jogador. Infelizmente não há outro botão para reduzir esta velocidade, sendo necessário aumentá-la repetidamente até que ela volte a seu estado natural. Logo, para quem deseja uma mudança temporária na sensibilidade de seu cursor, será preciso se acostumar a clicar diversas vezes neste botão. A ideia é boa, mas a execução não é prática o suficiente para torná-la realmente interessante.
GX Gaming Gila (Foto: TechTudo/Pedro Cardoso)GX Gaming Gila (Foto: TechTudo/Pedro Cardoso)
Mais um ponto negativo fica por conta dos dois outros botões extras no centro do mouse. Apesar de serem teclas fisicamente distintas, durante nossos testes elas foram reconhecidas como o mesmo botão na hora de personalizá-los para atalhos de funções em jogos.
O acerto se resume às duas teclas extras na lateral esquerda do mouse. Estas seguem o padrão de outros mouses para games e não apresentam problemas para a jogabilidade. Por fim, o saldo é bastante negativo ao se analisar as doze teclas do GX Gaming Mouse, já que sete delas mais atrapalham do que ajudam.
GX Gaming Gila (Foto: TechTudo/Pedro Cardoso)GX Gaming Gila (Foto: TechTudo/Pedro Cardoso)
Desempenho
O GX Gaming Mouse é confortável em seu manuseio e apresenta agilidade e precisão bastante satisfatórios se comparado a seus concorrentes de mercado. Seu formato ajuda na hora de segurá-lo e faixas emborrachadas em suas laterais evitam que seus dedos escorreguem durante as partidas. Ponto positivo para Genius.
GX Gaming Gila (Foto: TechTudo/Pedro Cardoso)GX Gaming Gila (Foto: TechTudo/Pedro Cardoso)
O sistema de ajuste de peso
Um diferencial positivo do acessório é o sistema de adição de pesos à sua base. Um suporte emborrachado, que fica dentro da parte inferior do mouse, permite que o usuário coloque até seis pesos de metal no Gila. O resultado é sentido na hora, tornando sua jogabilidade mais precisa, porém mais lenta com o peso extra. Para os mais criativos é possível dispor os pequenos cilindros metálicos apenas em um dos lados do mouse, personalizando o balanceamento e chegar ao ponto certo de velocidade/precisão.
Sistema de peso do GX Gaming Gila (Foto: TechTudo/Pedro Cardoso)Sistema de peso do GX Gaming Gila (Foto: TechTudo/Pedro Cardoso)
Preço
O preço do GX Gaming Gila fica em torno de R$ 220,00. O valor é barato em comparação a outros mouses gamers no mercado, porém para aqueles não são jogadores hardcore o ideal é investir em um modelo mais simples e barato. Afinal de contas, ter que administrar uma dúzia de botões com uma só mão não é uma tarefa recomendada para os que não se dedicam com tanto afinco aos jogos no PC.
Conclusão
O GX Gaming Gila agrada com seu belo visual, mas peca na praticidade de seu design. A disposição das teclas extras acaba atrapalhando mais do que ajudando e a impressão que fica é a de que a funcionalidade foi pensada com base na aparência do acessório e não o contrário, infelizmente. Apesar dos problemas, o Gila é confortável, ágil e preciso, além de possuir um interessante sistema de ajuste de peso e não ser muito caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário