Disquetes, CDs, e ZipDrive conviveram juntos durante algum tempo (Foto: Reprodução/Flickr/Churl)Os extintos disquetes, criados nos anos 70, em suas primeiras versões mediam 8 polegadas e disponibilizavam apenas 80Kb de espaço para armazenamento; pouco depois surgiu o modelo de 5,25 polegadas e 500 Kb. Em meados dos anos 90, popularizou-se a versão mais compacta, com 3,5 polegadas e uma “impressionante” capacidade para armazenar até 1,44 Mb.
CD e DVD
O CD (Compact Disc) surgiu no início dos anos 90 e, devido a sua qualidade de som, em pouco tempo conquistou o espaço antes ocupado pelo disco de vinil. O sucesso arrebatador que fez acabou por popularizar, consequentemente, o gravador de CD. Desde então, mais do que ouvir músicas, tornou-se possível gravá-las, no CD-R, ou ainda apagá-las e regravá-las novamente, no CD-RW.
CD e DVD (Foto: Reprodução/Photl)Já o DVD (Digital Versatile Disc) foi criado alguns anos depois, em 1997, porém, apenas no ano 2000 passou a ser comercializado em terras brasileiras. Com capacidade de 4,7 Gb de espaço, mal chegou e já conseguiu abocanhar 80% do mercado nacional de vídeos.
ZipDrive
Introduzido em 1994, o ZipDrive possuia o tamanho de um disquete de 3,5 polegadas, embora fosse mais robusto, e originalmente, tinha capacidade de armazenar 100 Mb.
ZipDrive tinha capacidade de 100 Mb (Foto: Reprodução/SXC)No início dos anos 2000 já quase não se ouvia falar desse dispositivo de armazenamento.
Cartão de Memória
No final dos anos 90, os primeiros cartões de memória apareceram no mercado. A portabilidade e o grande espaço de armazenamento foram os principais atrativos da novidade. No entanto, a produção desenfreada para os mais variados suportes fez com que não houvesse uma padronização de formato, o que tornou diversos modelos obsoletos muito rapidamente.
Memory card (Foto: Reprodução/SXC)Atualmente, um cartão de memória, mesmo medindo milímetros, pode dispôr de até 128 Gb de espaço e velocidade de tranferência de dados de 45 Mb por segundo, em média. Na foto, um dos primeiros lançados, suportava apenas 128 Mb.
Pendrive
O Pendrive é um dispositivo de armazenamento móvel que permite a conexão, com um computador ou equipamento, através de entrada USB. Desenvolvido no ano 2000, ele surgiu com a missão de fazer backup e resgatar os dados danificados que o antigo disquete deixou de herança.
Pendrive Kingston HyperX 64 Gb (Foto: Milena Pereira/Techtudo)A Kingston anunciou que, em breve, irá comercializar o pendrive Data Traveler HyperX Predator 3.0 na versão de 1Tb. Esse, que será o pendrive mais potente do mundo, fará leitura e gravação de arquivos em velocidades de 240 MB/s e 160MB/s, respectivamente.
Tabela
mostra quantos disquetes seriam necessários para armazenar a capacidade
de um CD ou pendrive, por exemplo (Foto: TechTudo)Para aqueles que precisam armazenar um número maior de arquivos, o HD (“hard disk drive”, ou Disco Rígido), é altamente recomendado. Embora ele não seja o tipo de dispositivo que se carrega na bolsa usualmente, a capacidade de armazenamento oferecida é realmente mpressionante.
Detalhe do Seagate Wireless Plus (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário